Repository logo
 
Publication

Problematizar a metodologia de projeto articulando e avaliando aprendizagens

dc.contributor.authorCosta, Irene Cortesão
dc.contributor.authorNeves, Ivone
dc.contributor.authorPequito, Paula
dc.date.accessioned2014-05-26T13:34:21Z
dc.date.available2014-05-26T13:34:21Z
dc.date.issued2014-03
dc.description.abstractO presente texto pretende fazer uma avaliação crítica sobre a experiência da aplicação de um instrumento de avaliação de projetos, instrumento este que contempla um conjunto de indicadores que evidenciam qualitativa e criticamente a qualidade dos projetos realizados no contexto de Jardim de Infância, tendo em conta a riqueza dos processos e não só dos resultados. Este instrumento e respetivos indicadores foram construídos de forma adaptada à realidade concreta que é a do trabalho no contexto de Jardim de Infância. Este instrumento foi aplicado no contexto de estágios profissionalizantes em educação de infância, pelas equipas pedagógicas dos mesmos (educador cooperante e estagiário finalista). Posteriormente fez-se uma análise de conteúdo das grelhas preenchidas Olhando globalmente para os resultados recolhidos, os critérios a que se recorreu evidenciam que o projeto constitui uma metodologia muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, através do qual se pode atingir um nível de profundidade e riqueza de intervenção diferenciada.por
dc.description.abstractAbstract: This text aims to make a critical assessment on the experience of the application of an project evaluation instrument, a set of indicators that looks qualitatively and critically on the quality of the projects, taking into account the richness of processes and not only the results, adapted to the kindergarten’s context. This instrument was applied by the pedagogical teams, in kindergarten’s contexts of vocational training in childhood education. Later, there was a content analysis of the completed grids Looking globally to the results, they show that the project constitutes a very important methodology for the child’s learning process and development, through which one can achieve a level of depth and richness of differentiated interventionen
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3580
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectCompetênciapor
dc.subjectInvestigaçãopor
dc.subjectAcçãopor
dc.subjectMetodologia de projetopor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectJardim de infânciapor
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectCompetenceen
dc.subjectAction researchen
dc.subjectProject methodologyen
dc.subjectQualityen
dc.titleProblematizar a metodologia de projeto articulando e avaliando aprendizagenspor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage240por
oaire.citation.startPage223por
oaire.citation.titleATAS do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscospor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Problematizar a metodologia de projeto articulando e avaliando aprendizagens.pdf
Size:
486.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: