Repository logo
 
Publication

A aprendizagem matemática fora da sala de aula

dc.contributor.advisorRodrigues, Margaridapt_PT
dc.contributor.authorSouza, Maria Alexandra das Neves Santana Ferreira de
dc.date.accessioned2018-04-17T08:52:52Z
dc.date.available2018-04-17T08:52:52Z
dc.date.issued2017-11-20
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo identificar as crenças dos professores do 1.º CEB sobre as aprendizagens em Matemática fora da sala de aula e compreender se nas suas práticas letivas os professores valorizavam e implementavam situações de aprendizagem fora do contexto de sala de aula, identificando aspetos positivos e possíveis constrangimentos. Para o efeito, recorremos a uma abordagem metodológica de caráter quantitativo, utilizando um inquérito por questionário para recolher os dados e técnicas de estatística descritiva para organizar e analisar os dados obtidos. O questionário foi preenchido por 52 dos 60 professores do 1.º CEB convidados a fazê-lo, que, no ano 2015/2016, passaram uma semana com as suas turmas na Escola Ciência Viva. Os resultados encontrados permitem-nos concluir que os professores valorizam as aprendizagens matemáticas fora da sala de aula, na medida em que consideram que estas consolidam e reforçam o trabalho desenvolvido dentro da sala de aula e contribuem para a formação geral do aluno, diversificando os contextos de aprendizagem. De igual modo, consideram que as conexões estabelecidas são mais fortes porque resultam das interações realizadas e os conceitos desenvolvidos passam a estar associados às práticas e contextos em que foram negociados, tornando-se em aprendizagens contextualizadas. Estes resultados também evidenciam crenças dos professores inquiridos sobre o ensino e a aprendizagem em Matemática, nas quais se relaciona a aprendizagem matemática com as vivências diárias dos alunos e se valoriza uma abordagem holística da educação. Podemos também depreender que as crenças destes professores influenciam as suas práticas e que estas, as crenças, na sua globalidade, resultam das suas experiências de sala de aula. Como tal, considera-se que o desenvolvimento do currículo está intrinsecamente relacionado com o desenvolvimento profissional e que este é condicionado pelos diversos contextos que circunscrevem a prática educativa.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This work aimed to study primary school teacher’s beliefs about mathematics learning outside of classroom and to understand whether they value and develop learning practices on that context, identifying positive aspects and possible limitations. We used a quantitative methodology approach, with a survey to collect the data and descriptive statistics techniques to analyze the data. 60 teachers from Ciência Viva School were asked to answer the survey and it was obtained 52 responses. We may conclude that teachers value mathematics learning outside classroom, considering that it reinforces the work developed inside the classroom and contributes for general development of the students, diversifying the learning contexts. They also consider that the established connections are stronger because they result of interactions and the developed concepts are associated to specific practices and contexts, which become in contextualized learning. These results also highlight teachers' beliefs about teaching and learning in Mathematics, regarding the connection between mathematics learning and students daily experience, and the valuing a holistic approach of education. Their beliefs influence their practices and, generally, their beliefs result from their teaching experiences. Finally, the curriculum development is strongly related to professional development, which is influenced by the several contexts that circumscribe the educational practice.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201844826
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8408
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectSala de aulapt_PT
dc.subjectEscola Ciência Vivapt_PT
dc.subjectTeacheren
dc.subjectMathematicen
dc.subjectClassroomen
dc.subjectCiência Viva Schoolen
dc.titleA aprendizagem matemática fora da sala de aulapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º C do Ensino Bás

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese_Alexandra SouzaVF1.pdf
Size:
1.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: