Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A evolução das conceções das crianças sobre o sistema solar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese de Martim Lima_vf.pdf4.83 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório, desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar uma descrição analítica e reflexiva de um período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvido com uma turma do 4.º ano do 1.º CEB e com duas turmas do 6.º ano do 2.º CEB, no âmbito das respetivas práticas. Apresenta-se, de igual modo, uma investigação realizada ao longo da intervenção desenvolvida no 1º CEB em torno da Astronomia. Neste estudo, procurou-se investigar como são percebidas, pelos alunos, as distâncias entre os planetas e as suas dimensões relativas, de que modo evoluiu a compreensão global dos alunos acerca dos planetas do Sistema Solar e se houve impactos no interesse e curiosidade das crianças com a intervenção realizada. No âmbito da investigação, foi levada a cabo uma intervenção pedagógica que se iniciou com um questionário (pré-teste), sendo depois desenvolvidas várias atividades de ensino e aprendizagem que abordaram algumas questões relacionadas com Astronomia elementar. No final, aplicou-se um pós-teste. Ao longo do estudo, que teve um caráter qualitativo de natureza interpretativa, procedeu-se à recolha de dados relativos ao envolvimento das crianças em relação ao tópico e com as atividades. Os resultados do estudo permitem apontar para uma evolução significativa das conceções dos alunos em alguns aspetos e para o desenvolvimento do gosto pela Astronomia e o espaço.
Abstract The present report, developed within the “Supervised Teaching Practice II” of the Master’s degree in Education in the 1st Cycle and in Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, aims to present an analytical and reflective description of a period of observation, intervention and pedagogical assessment developed with a 4th year class of the 1st CEB and with two classes of the 6th year of the 2nd CEB within the scope of their respective practices. In the same way, an investigation carried out during the intervention developed at the 1st CEB around Astronomy is presented. This study sought to investigate how the distances between planets and relative dimensions are perceived, how the students' global understanding of the planets of the Solar System evolved, and whether there were any impacts on children's interest and curiosity on Astronomy and space. Within the scope of the investigation, a pedagogical intervention was carried out, which began with a questionnaire (pre-test), followed by several teaching and learning activities that addressed some issues related to elementary astronomy. In the end, a post-test was applied. Throughout the study, with a qualitative character of an interpretive nature, data was collected on the children's involvement with the topic and activities. The results allow us to point to a significant evolution of the students' conceptions in some aspects and an increasing connection and interest with astronomy and space.

Description

Trabalho apresentado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II no 1.º e no 2.º CEB 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB

Keywords

Astronomia Conceções alternativas Sistema solar Educação em ciências no 1º CEB Astronomy Misconceptions Solar system Elementary science education

Citation

Lima, M. B. (2022). A Evolução das conceções das crianças sobre o Sistemas Solar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15837

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue