Publication
Práticas teatrais e desenvolvimento emocional de crianças em jardim de infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Vieira, Natália | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Célia Graça Pereira | |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T10:38:03Z | |
dc.date.available | 2025-02-04T10:38:03Z | |
dc.date.issued | 2024-12-11 | |
dc.description | Projeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Artística na especialização de Teatro na Educação | |
dc.description.abstract | O teatro na educação de infância, é reconhecido como uma ferramenta relevante no desenvolvimento global da criança. O contacto com jogos teatrais estimula a criatividade e a imaginação e contribui de uma forma significativa para o desenvolvimento emocional. A base do projeto que aqui se apresenta é uma investigação-ação, assente no método interpretativo com uma abordagem qualitativa. Este processo teve como intenção promover, através de atividades de âmbito teatral, o desenvolvimento emocional num grupo de 25 crianças dos 4 aos 6 anos, numa sala de jardim de infância com as quais foi implementado o projeto. Foi explícito o intuito de avaliar se as atividades proporcionam conhecimento às crianças e as ajudam a identificar, a expressar e a gerir as suas emoções, harmonizando uma maior empatia e compreensão com as emoções dos outros, refletindo-se em interações sociais positivas. Os dados foram recolhidos através do diário de bordo, inquérito por questionário aos encarregados de educação e pela recolha, através de entrevista, das conceções das crianças sobre o projeto. Dos resultados ressalta que as atividades de âmbito teatral contribuíram para a formação global das crianças, tornando-as socialmente mais competentes, empáticas e conscientes. | por |
dc.description.abstract | Abstract Theater in early childhood education is recognized as a relevant tool in the child's overall development. Contact with theatrical games stimulates creativity and imagination and contributes significantly to emotional development. The basis of the project presented here is action research, based on the interpretative method with a qualitative approach. This process was intended to promote, through theatrical activities, emotional development in a group of 25 children aged 4 to 6, in an early childhood education room with whom the project was implemented. The intention was explicit to evaluate whether the activities provide knowledge to children and help them identify, express and manage their emotions, harmonizing greater empathy and understanding with the emotions of others, reflected in positive social interactions. The data were collected through the logbook, questionnaire survey of parents, and interviews to gather the children´s perceptions of the project. From the results, it is highlighted that theatrical activities contributed to the overall development of children, making them more socially competent, empathetic and aware. | eng |
dc.identifier.citation | Rodrigues, C. G. P. (2024). Práticas teatrais e desenvolvimento emocional de crianças em jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21363 | |
dc.identifier.tid | 203798430 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21363 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Educação Artística | |
dc.subject | Teatro na Educação | |
dc.subject | Jardim de infância | |
dc.subject | Desenvolvimento emocional | |
dc.subject | Competências emocionais | |
dc.subject | Emoções | |
dc.subject | Artistic education | |
dc.subject | Theatre in education | |
dc.subject | Kindergarten | |
dc.subject | Emotional development | |
dc.title | Práticas teatrais e desenvolvimento emocional de crianças em jardim de infância | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 | |
thesis.degree.name | Educação Artística |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- CR- Práticas Teatrais e Desenvolvimento Emocional em crianças de Jardim de infância - FINALÍSSIMA.pdf
- Size:
- 7.08 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 4.03 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: