Repository logo
 
Publication

A organização do ambiente educativo: o espaço e os materiais

dc.contributor.advisorRosa, Manuelapt_PT
dc.contributor.authorLima, Marta Raquel de Sousa
dc.date.accessioned2019-02-11T14:06:00Z
dc.date.available2019-02-11T14:06:00Z
dc.date.issued2018-04-26
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo ilustrar e fundamentar, de uma forma reflexiva, todo o percurso realizado ao longo da minha Prática Profissional Supervisionada (PPS) do módulo II, correspondendo à intervenção em Jardim de Infância (JI). O trabalho desenvolvido teve em consideração as intenções que defini para a minha ação pedagógica, nomeadamente, para o grupo de crianças em questão, para as suas famílias e para toda a equipa educativa. A organização do ambiente educativo foi um tema que me suscitou interesse desde logo, devido à sua importância na educação de infância. Neste sentido, ao longo deste relatório irei abordar a importância do ambiente educativo, nomeadamente o espaço e os materiais, como suporte curricular. A recolha de dados passou pela observação direta participante, a entrevista realizada às crianças e à educadora cooperante, os questionários realizados às famílias e a análise documental. Os resultados obtidos apontam para a importância de um ambiente educativo que apoie as necessidades e interesses das crianças, respeitando sempre a sua voz ativa.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The following report inserts in the Pre-School Education Master’s Degree and its purpose is to illustrate and substantiate, in a reflective way, the entire course throughout my Supervised Professional Practice of module II, corresponding to the kindergarten intervention. The developed report had in consideration my defined intentions for my pedagogical action, particularly, for the present group of children, their families and all the educational team. An organization of the educational environment for a theme that aroused me among the logo because of its importance in early childhood education. In this directory, it is important to address the importance of the educational environment, especially space and materials, as a curriculum support. The data collection went through the participant direct observation, interviews of the children and kindergarten teacher, questionnaires to families and the documental analysis. The results obtained point to the importance of an educational environment that supports the needs and interests of children, always respecting their participation.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationLima, M. R. S. (2018). A organização do ambiente educativo: o espaço e os materiais (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9476pt_PT
dc.identifier.tid202034844
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9476
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectAmbiente educativopt_PT
dc.subjectEspaçopt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectEducational environmentpt_PT
dc.subjectSpacept_PT
dc.titleA organização do ambiente educativo: o espaço e os materiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Relatório_PPS_II_Marta_Lima.pdf
Size:
800.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexos_PPSII_Marta_Lima.pdf
Size:
2.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: