Repository logo
 
Publication

Planificar em creche: os direitos de participação das crianças como guia orientador da (re) construção praxiológica das práticas das educadoras de infância

dc.contributor.authorNeves, Maria do Céu
dc.date.accessioned2020-05-26T10:28:48Z
dc.date.available2020-05-26T10:28:48Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO estudo teve por objetivo caracterizar as culturas profissionais das educadoras de infância de uma creche do concelho de Cascais, focando-se, na construção praxiológica das práticas das educadoras numa planificação pedagógica a partir da garantia e promoção dos direitos de participação das crianças e de uma matriz multidisciplinar - sociologia da infância, pedagogia da infância e psicologia do desenvolvimento. A investigação realizou-se uma instituição educativa situada no concelho de Cascais, com a colaboração de 6 educadoras de infância. Do ponto de vista metodológico, optou-se por uma abordagem qualitativa, nomeadamente o desenvolvimento de um projeto de investigação-ação sobre o processo de planificação de seis educadoras. Na recolha de dados realizaram- se entrevistas semidiretivas, uma ação de formação e supervisão em contexto. A análise dos dados possibilitou desconstruir uma visão e prática de planificação adultocêntrica e potenciar a participação das crianças na planificação.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The research aims to characterize the professional cultures of nursery in Cascais, focusing on the pedagogical construction of pedagogical practices based on the guarantee and promotion of children's participation rights and a multidisciplinary matrix - sociology of childhood, childhood pedagogy and developmental psychology. The research was carried out an educational institution located in Cascais, with the collaboration of 6 educators. From the methodological point of view, a qualitative approach was chosen, namely the development of an action-research project on the planning process of six educators. In the collection of data, semi-directives interviews were carried out, a training and supervision action in context. Data analysis made it possible to deconstruct a vision and practice of adult-centered planning and to enhance children's participation in planning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNeves, M. C. (2018). Planificar em creche: os direitos de participação das crianças como guia orientador da (re) construção praxiológica das práticas das educadoras de infância. In C. Tomás, T. Almeida & D. Lino (Coords.), Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia. (pp. 305-330) .Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-05-3 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.038pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.038pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-05-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11715
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/e-book_final_compressed_0.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPlanificação em crechept_PT
dc.subjectProcessos reflexivospt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectEducadoras de Infânciapt_PT
dc.subjectDireitos da Criançapt_PT
dc.subjectPlanning in nurserypt_PT
dc.subjectReflexive processespt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectNursery educatorspt_PT
dc.subjectChildren’s rightspt_PT
dc.titlePlanificar em creche: os direitos de participação das crianças como guia orientador da (re) construção praxiológica das práticas das educadoras de infânciapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage330pt_PT
oaire.citation.startPage305pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Planificar em crecheEducação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos_e-book.pdf
Size:
178.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format