Repository logo
 
Publication

As representações da escola face ao trabalho para casa, no 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorLeite, Teresapt_PT
dc.contributor.authorPereira, Melissa Ribeiro da Fonseca
dc.date.accessioned2015-10-09T13:50:49Z
dc.date.available2015-10-09T13:50:49Z
dc.date.issued2015-07
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractCom o presente relatório pretende-se ilustrar o período de intervenção que teve lugar no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, no contexto do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta intervenção desenvolveu-se numa escola localizada no concelho de Odivelas com vinte alunos de uma turma do 3.º e 4.º anos de escolaridade. No contexto da referida prática, desenvolveu-se um estudo a partir do qual se pretendeu compreender quais as representações que diferentes elementos da comunidade educativa têm face aos Trabalhos Para Casa. Para o referido estudo questionaram-se os alunos da turma, bem como os respetivos Encarregados de Educação, a docente titular e a coordenadora do 1.º Ciclo do Ensino Básico da referida escola. As técnicas de recolha de dados foram o questionário (aos alunos e encarregados de educação) e a entrevista semiestruturada às professoras. Depois de transcritas, as entrevistas foram sujeitas a análise de conteúdo. Com o estudo em questão, verificou-se que, em grande parte, as representações dos diferentes elementos são concordantes, com a exceção das perspetivas dos diferentes participantes face à influência desta metodologia na vida extracurricular dos alunos. Também as conceções que a comunidade educativa tem face à visão dos alunos sobre os Trabalhos Para Casa são diferentes.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report intends to illustrate the intervention period in the field of the Prática de Ensino Supervisionada, in the second year of the Masters in Primary Teaching in first and second cycles. This intervention occurred near Odivelas with twenty students of third and fourth grade. In the context of the practice, it was developed a study to understand the representations that the different members of the educational community have about homeworks. To this study, the class, their guardians, the teacher and the school coordinator were interviewed. The techniques used for the data analysis were the questionnaire (to the students and their guardians) and a semistructured interview to the teachers. After the transcription, the interviews content was object of analysis. With this study, it was found that, in large part, the representations of the different elements are in agreement, with the exception of the participants different perceptions about the influence of this methodology in the extracurricular lives of students. Their conceptions about the students representation about homework are also different.pt_PT
dc.identifier.tid201387859pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5260
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectComunidade educativapt_PT
dc.subjectTrabalho para casapt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectEducational communitypt_PT
dc.subjectHomeworkpt_PT
dc.subjectRepresentationspt_PT
dc.titleAs representações da escola face ao trabalho para casa, no 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PESII_Representações da escola face ao TPC no 1CEB_MelissaPereira.pdf
Size:
4.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: