Repository logo
 
Publication

A prática de escalas na aprendizagem da flauta de bisel

dc.contributor.advisorSoares, Pedro Couto
dc.contributor.advisorCarrapa, José Luís
dc.contributor.authorFreitas, João Ricardo Leal
dc.date.accessioned2019-03-29T17:45:22Z
dc.date.available2019-03-29T17:45:22Z
dc.date.issued2017-08
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I (Prática Pedagógica) - O presente Relatório de Estágio reflete as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto de estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio do Ensino Especializado (EEE), inserido no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. Este relatório está dividido em duas partes: a primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, enquanto a segunda parte incide sobre a temática investigada. A referida Prática de Ensino Supervisionada foi realizada no Conservatório de Música do Porto e na Escola de Música de Perosinho. Na primeira instituição, o estágio foi feito sob a orientação do Professor cooperante Luís Carrapa em regime de observação das aulas de duas alunas do 1.º e do 8.º Graus. Na segunda instituição, o estágio foi realizado em regime de lecionação de um aluno do 5.º Grau sob a orientação do Professor Pedro Couto Soares. O relatório inclui a caracterização dos dois estabelecimentos de ensino, a descrição das práticas pedagógicas desenvolvidas e uma reflexão crítica.pt_PT
dc.description.abstractResumo II (Investigação) - O projeto de investigação incide sobre a problemática do trabalho das escalas no ensino da Flauta de Bisel. Foram realizados questionários a professores e alunos de vários estabelecimentos de ensino sobre a forma como as escalas são abordadas e trabalhadas, a sua utilidade e a motivação para o seu estudo. Posteriormente, procedeu-se à análise das respostas obtidas. No seguimento desta análise, são apresentadas propostas de exercícios e métodos de trabalho com o intuito de tornar o estudo das escalas mais interessante e eficaz. A partir dos dados recolhidos nos inquéritos e da experiência da utilização dos exercícios propostos com dois alunos, é feita uma reflexão final.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I (Teaching) - This internship report presents the pedagogical practices developed within the Internship in Specialized Education, part of the Master in Music Education, at the Escola Superior de Música de Lisboa. This report has two sections: the first one concerns the supervised teaching practice and the second one considers the research work. The supervised teaching practice was developed at the Conservatório de Música do Porto and at the Escola de Música de Perosinho. In the first institution, the internship was advised by Professor Luís Carrapa, who observed the classes of two students from the 1st and 8th Grades. In the second one, the internship consisted in teaching a 5th Grade student, under the guidance of Professor Pedro Couto Soares. The report consists of a characterization of both teaching institutions, a description of the teaching practices and an insight review.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II (Research) - The research project concerns the problematic of scales work within the teaching of recorder. Surveys were conducted to teachers and students of several teaching institutions about how scales are presented and learned in the classroom, their utility and study motivation. Following, data was critically analyzed. Taking into account the obtained data from enquires, new exercises and work methodologies are presented, in order to improve and enhance the learning of scales. Starting on data from the enquiries and further considering the practical experiment of the proposed exercises with two students, a final consideration is elaborated.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201958872
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9802
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectEscalaspt_PT
dc.subjectFlauta de biselpt_PT
dc.subjectMétodospt_PT
dc.subjectScalespt_PT
dc.subjectRecorderpt_PT
dc.subjectMethodspt_PT
dc.titleA prática de escalas na aprendizagem da flauta de biselpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA prática de escalas na aprendizagem da flauta de biselpt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio - João Freitas.pdf
Size:
1.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: