Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A prática de escalas na aprendizagem da flauta de bisel

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - João Freitas.pdf1.64 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - O presente Relatório de Estágio reflete as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto de estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio do Ensino Especializado (EEE), inserido no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. Este relatório está dividido em duas partes: a primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, enquanto a segunda parte incide sobre a temática investigada. A referida Prática de Ensino Supervisionada foi realizada no Conservatório de Música do Porto e na Escola de Música de Perosinho. Na primeira instituição, o estágio foi feito sob a orientação do Professor cooperante Luís Carrapa em regime de observação das aulas de duas alunas do 1.º e do 8.º Graus. Na segunda instituição, o estágio foi realizado em regime de lecionação de um aluno do 5.º Grau sob a orientação do Professor Pedro Couto Soares. O relatório inclui a caracterização dos dois estabelecimentos de ensino, a descrição das práticas pedagógicas desenvolvidas e uma reflexão crítica.
Resumo II (Investigação) - O projeto de investigação incide sobre a problemática do trabalho das escalas no ensino da Flauta de Bisel. Foram realizados questionários a professores e alunos de vários estabelecimentos de ensino sobre a forma como as escalas são abordadas e trabalhadas, a sua utilidade e a motivação para o seu estudo. Posteriormente, procedeu-se à análise das respostas obtidas. No seguimento desta análise, são apresentadas propostas de exercícios e métodos de trabalho com o intuito de tornar o estudo das escalas mais interessante e eficaz. A partir dos dados recolhidos nos inquéritos e da experiência da utilização dos exercícios propostos com dois alunos, é feita uma reflexão final.
Abstract I (Teaching) - This internship report presents the pedagogical practices developed within the Internship in Specialized Education, part of the Master in Music Education, at the Escola Superior de Música de Lisboa. This report has two sections: the first one concerns the supervised teaching practice and the second one considers the research work. The supervised teaching practice was developed at the Conservatório de Música do Porto and at the Escola de Música de Perosinho. In the first institution, the internship was advised by Professor Luís Carrapa, who observed the classes of two students from the 1st and 8th Grades. In the second one, the internship consisted in teaching a 5th Grade student, under the guidance of Professor Pedro Couto Soares. The report consists of a characterization of both teaching institutions, a description of the teaching practices and an insight review.
Abstract II (Research) - The research project concerns the problematic of scales work within the teaching of recorder. Surveys were conducted to teachers and students of several teaching institutions about how scales are presented and learned in the classroom, their utility and study motivation. Following, data was critically analyzed. Taking into account the obtained data from enquires, new exercises and work methodologies are presented, in order to improve and enhance the learning of scales. Starting on data from the enquiries and further considering the practical experiment of the proposed exercises with two students, a final consideration is elaborated.

Description

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música

Keywords

Escalas Flauta de bisel Métodos Scales Recorder Methods

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License