Repository logo
 
Publication

Terra morta: a agonia do eros em tempos de liquidez

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
dc.contributor.advisorBento, Diogo
dc.contributor.authorArcanjo, Dian Piter Macalistan Pimentel
dc.date.accessioned2025-03-10T16:53:37Z
dc.date.available2025-03-10T16:53:37Z
dc.date.issued2025-02-10
dc.descriptionTrabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativas
dc.description.abstractEste relatório apresenta o processo de desenvolvimento e criação de um espetáculo teatral cuja dramaturgia foi construída a partir da combinação do “Mito de Aristófanes”, retirado de O Banquete de Platão, com o conto “Luamanda”, presente no livro Olhos D’água da escritora brasileira Conceição Evaristo, contando ainda com uma componente concebida a partir de experiências pessoais dos dois dramaturgistas envolvidos no processo. Um dos objetivos centrais do projeto é explorar o conceito de amor, fragmentação e busca por completude, presentes no mito platônico, à luz das complexidades do amor, da identidade e dos impactos das dinâmicas estabelecidas com o advento dos aplicativos de relacionamento na contemporaneidade. A peça também conta com uma componente performativa de dança, trabalhada a partir de elementos do funk brasileiro. O relatório detalha as fases de pesquisa, criação coletiva e desenvolvimento estético. A proposta visa um diálogo entre a tradição filosófica, a literatura afro-brasileira contemporânea e as culturas urbanas, oferecendo uma leitura inovadora e crítica das relações humanas e afetivas na sociedade atual.por
dc.description.abstractABSTRACT - This report presents the process of developing and creating a theatrical performance whose dramaturgy was constructed from the combination of the Myth of Aristophanes, taken from Plato’s The Symposium , with the short story “Luamanda”, present in the book Olhos D’água by the Brazilian writer Conceição Evaristo, and a component conceived from the personal experiences of the two playwrights involved in the process. One of the central objectives of the project is to explore the concept of love, fragmentation and the search for completeness, present in the Platonic myth, in light of the complexities of love, identity and the impacts of the dynamics established with the advent of dating apps in contemporary times. The play also has a performative dance component, based on elements of Brazilian funk. The report details the phases of research, collective creation and aesthetic development. The proposal aims at a dialogue between the philosophical tradition, contemporary Afro-Brazilian literature and urban cultures, offering an innovative and critical reading of human and affective relationships in today’s society.eng
dc.identifier.tid203893654
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21650
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectAmor
dc.subjectAplicativos de relacionamento
dc.subjectFunk brasileiro
dc.subjectArtes performativas
dc.subjectRelacionamentos
dc.subjectLove
dc.subjectDating apps
dc.subjectBrazilian funk
dc.subjectPerforming arts
dc.subjectRelationships
dc.titleTerra morta: a agonia do eros em tempos de liquidezpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Trabalho de Projeto - Dian Arcanjo - Final-3.pdf
Size:
2.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: