Repository logo
 
Publication

A influência do espaço e dos materiais no desenvolvimento e aprendizagem da criança

dc.contributor.advisorToledo, Maria Leonor Pio Borges dept_PT
dc.contributor.authorSantos, Ana Margarida Gonçalo
dc.date.accessioned2023-02-22T11:40:13Z
dc.date.available2023-02-22T11:40:13Z
dc.date.issued2022-07-12
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), desenvolvida em contexto de Jardim de Infância (JI), com um grupo de vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos. Pretendo evidenciar de uma forma reflexiva e crítica, a intervenção desenvolvida num período de três meses, e partilhar a investigação que surgiu no decorrer da minha prática pedagógica. Além da caracterização do contexto em que decorreu o estágio, da avaliação reflexiva da intervenção e da reflexão acerca da construção da minha profissionalidade docente, este relatório apresenta uma investigação, cuja problemática surgiu com base nas minhas observações e posteriores reflexões a respeito da organização do espaço e dos materiais, e o modo como influenciavam o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Assim, cheguei à questão: De que forma é que o espaço e os materiais influenciam o desenvolvimento e aprendizagem da criança? A investigação teve como objetivos: (i) Compreender como os materiais influenciam a aprendizagem da criança através da brincadeira nas diferentes áreas da sala de atividades, e (ii) Analisar as perceções da educadora cooperante sobre a importância dos materiais e do espaço da sala de atividades. Este estudo assume uma abordagem de natureza qualitativa com recurso ao estudo de caso, tendo sido realizadas a observação participante e não participante, e entrevista à educadora. Com a investigação foi possível aferir a importância do espaço e dos materiais enquanto detentores de interações e relações entre os intervenientes e como promotores de aprendizagens para as crianças. Ao adulto é atribuída uma responsabilidade em proporcionar um ambiente que vá ao encontro dos interesses e necessidades do grupo, facilitando o seu desenvolvimento e a aproximação entre culturas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report is part of the Supervised Professional Practice II (SPPII) curricular unit, developed in a kindergarten context, with a group of twenty-five children, aged between four and five years old. I intend to highlight, in a reflective and critical way, the intervention developed over a three-month period, and share the research that emerged during my teaching practice. In addition to the characterization of the context in which the internship took place, the reflective evaluation of the intervention and the reflection on the construction of my teaching professionalism, this report presents an investigation, whose problematic emerged based on my observations and subsequent reflections regarding the organization of space and materials, and how they influenced the child's development and learning. Thus, I arrived at the question: How do space and materials influence the child's development and learning? The research aimed to: (i) understand how materials influence the child's learning through play in the different areas of the activity room, and (ii) analyze the cooperating teacher's perceptions about the importance of materials and space in the activity room. This study takes a qualitative approach using a case study, with participant and non-participant observation, and an interview with the educator. With the research it was possible to assess the importance of space and materials as holders of interactions and relationships between those involved and as promoters of learning for children. The adult is assigned a responsibility to provide an environment that meets the interests and needs of the group, facilitating their development and the approximation between cultures.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSantos, A. M. G. (2022). A influência do espaço e dos materiais no desenvolvimento e aprendizagem da criança (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15687pt_PT
dc.identifier.tid203194500
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15687
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectAmbiente educativopt_PT
dc.subjectEspaçospt_PT
dc.subjectMateriaispt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectÁreas da salapt_PT
dc.subjectÁreas de conteúdopt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectEducational environmentpt_PT
dc.subjectSpacespt_PT
dc.subjectMaterialspt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectClassroom areaspt_PT
dc.subjectContent areaspt_PT
dc.titleA influência do espaço e dos materiais no desenvolvimento e aprendizagem da criançapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A influência do espaço e dos materiais na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças_ Ana Santos_ nº2020141.pdf
Size:
9.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: