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“Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço exterior

dc.contributor.advisorNunes, Clarissept_PT
dc.contributor.authorGomes, Eunice Jerónimo
dc.date.accessioned2019-07-08T09:34:41Z
dc.date.accessioned2019-07-08T09:35:45Z
dc.date.available2019-07-08T09:34:41Z
dc.date.available2019-07-08T09:35:45Z
dc.date.issued2019-05-09
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada (PPS) (Módulo II) desenvolvida em contexto de jardim-de-infância (JI) com crianças de três anos de idade, durante um período de quatro meses, e tem como principal finalidade a realização de uma análise crítica e reflexiva do processo desenvolvido durante essa prática, bem como a descrição da investigação aí realizada. Relativamente à temática da investigação, ainda que as práticas pedagógicas em educação de infância pareçam centrar-se, essencialmente, naquilo que acontece dentro do espaço da sala de atividades, no contexto educativo onde se realizou a PPS as crianças usufruíam, também, do espaço exterior, pelo que nos interessou compreender as características das brincadeiras desenvolvidas pelas crianças da sala 1 no espaço exterior. Assim, quanto ao processo investigativo, este relatório relata a investigação realizada ao longo da intervenção educativa, a qual se inscreve no paradigma qualitativo e interpretativo, concebida com base num estudo de caso etnográfico. Para esta investigação definiram-se os seguintes objetivos: (i) identificar as características físicas e potencialidades educativas dos espaços exteriores existentes na organização socioeducativa; (ii) compreender quanto tempo diário as crianças da sala 1 dispõem para brincar no espaço exterior; (iii) caracterizar o papel do adulto nas brincadeiras realizadas por essas crianças nesse espaço e (iv) configurar os comportamentos de brincadeira das crianças da sala 1 do JI no espaço exterior. Participaram no estudo 24 crianças (12 meninos e 12 meninas), com idades compreendidas entre os três anos e zero meses e os três anos e nove meses, e, ainda, a educadora cooperante. A recolha de dados envolveu o recurso às seguintes técnicas: a observação, o questionário com questões abertas realizado à educadora cooperante e a pesquisa documental (fotografias retiradas pelas crianças aos equipamentos/recursos preferidos). Os dados recolhidos foram analisados tendo por base a análise de conteúdo, permitindo-nos identificar as modalidades de brincadeira das crianças e o tipo de brinquedos/recursos preferidos. Os resultados evidenciam que as crianças preferem equipamentos estruturados promotores do desenvolvimento motor e equipamentos facilitadores do jogo simbólico, com os quais desenvolvem, essencialmente, brincadeiras em grupo e solitárias, dependendo do contexto em que se encontram. Realizam, ainda, brincadeiras de natureza simbólica e funcional. Relativamente ao papel do adulto, os resultados ilustram que este desempenha, sobretudo, uma função de supervisão. Em suma, este estudo permitiu confirmar a importância que o espaço exterior assume no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças desde idades muito pequenas. No presente relatório é referido, ainda, o impacto que a formação inicial e que os períodos de PPS (desenvolvidos em contexto de creche e jardim de infância) tiveram na construção da minha identidade profissional.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report emerges from the Supervised Professional Practice (SPP) (Module II) developed in a kindergarten (JI) context with three-year-old children over a period of four months. The main purpose here is to build a critical and reflective analysis of the process developed during this practice, as well as the description of the research carried out there. Regarding the research theme, although the pedagogical practices in childhood education seem to focus essentially on what happens inside the activity room (space), in the educational context where the SPP took place, the children also enjoyed the outer space. Due to that we were interested in understanding the children’s room 1 play behavior in outer space. In terms of the investigative process, this report sets out the research carried out throughout the educational intervention, which is part of the qualitative and interpretative paradigm, based on an ethnographic case study. For this research the following objectives were defined: (i) to identify the physical characteristics and educational potential of the external spaces existing in the socio-educational organization; (ii) understand how much time the children in room 1 are able to play in outer space; (iii) characterize the adult’s role in the games played by these children in this space and (iv) configure the children’s room 1 play behavior in outer space. Twenty-four children (12 boys and 12 girls), aged between three years and zero months and three years and nine months and the children’s educator participated in the study. The data collection involved the following techniques: observation, the questionnaire with open questions to the children’s educator and the documentary research (photographs taken by children to the preferred equipment/ resources). The collected data were analyzed based on content analysis. That allowed to identify the children’s play patterns and the type of toys/ favorite resources. The results show that children prefer structured equipment that promotes motor development and facilitates symbolic play with which they develop group and solitary games depending on the context. They also play games of a symbolic and functional nature. Regarding adult’s role, results show that it plays a supervisory role. In short, this study confirmed the importance of outer space in the development and learning of children from very young ages. This report also refers the impact that the initial training and the periods of SPP (developed in nursery and kindergarten context) had in the construction of my professional identity.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGomes, E. J. (2019). “Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço exterior (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10269pt_PT
dc.identifier.tid202248992
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10269
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBrincadeiras no espaço exteriorpt_PT
dc.subjectBrinquedospt_PT
dc.subjectEquipamentospt_PT
dc.subjectPapel do adultopt_PT
dc.subjectPrática profissional supervisionadapt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectRecursospt_PT
dc.subjectOuter space playspt_PT
dc.subjectToyspt_PT
dc.subjectEquipment and resourcespt_PT
dc.subjectAdult rolept_PT
dc.subjectSupervised professional practicept_PT
dc.subjectProfessional identitypt_PT
dc.title“Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço exteriorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

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