Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Voz Activa: Da criação de um jornal escolar digital para a Escola Secundária José Gomes Ferreira

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Joana Americano da Silva - Trabalho Final.pdf4.96 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho de projeto tem como principal objetivo criar uma versão digital e multimédia do jornal escolar Voz Activa e, assim, proporcionar um espaço para os alunos do ensino secundário desenvolverem competências de literacia mediática. O processo de criação deste jornal escolar, a difundir em formato digital para a Escola Secundária José Gomes Ferreira, obteve o apoio dos participantes e atividades integrados no projeto “Academia de Leitura do Mundo: o Jornalismo, a Comunicação e Eu”, durante o ano letivo de 2020/2021. Foram feitas entrevistas ao corpo docente da Escola Secundária e aplicado um inquérito (criado na plataforma Google) aos alunos da escola, com vista a obter informação sobre as expectativas e necessidades mediáticas dos alunos em relação ao jornal escolar. Com os dados levantados e analisados, foi feito um protótipo de um jornal escolar multimédia, concebido de forma a abrir possibilidades de leitura, mais criteriosa, do mundo. Nos trabalhos produzidos pelas equipas transversais de alunos do secundário e colegas do ensino superior – finalistas de licenciatura em jornalismo, e a monitorização dos docentes da ESCS, acautelou-se a existência de uma componente jornalística, comprovada pela qualidade e rigor do texto das seis peças jornalísticas que incorporam a proposta da versão online do Jornal Voz Activa. O trabalho feito com o jornal escolar para a melhoria da literacia mediática é um processo a médio/longo prazo, e é composto como uma experiência de leitura e escrita do mundo, onde a textualidade multimédia deve ser produzida de forma crítica e regulada, no sentido de comunicar com responsabilidade com toda a comunidade escolar.
ABSTRACT: This project’s main objective is to create a multimedia version of an existent school newspaper and provide a space for high school students to develop their media literacy skills. The creation process for this multimedia Escola Secundária José Gomes Ferreira newspaper received the collaboration of some participants and activities integrated in the “Academy of Reading the World: Journalism, Communication and I” project, during the school year of 2020/2021. There have been various interviews made with the high school teachers and a survey carried out on Google Platform to the high school students in order to obtain information about media expectations and needs towards the existence of a multimedia newspaper was conceived to open more insightful reading possibilities of the world around. Furthermore, in the tasks developed by transversal teams of students from ESJGF and his colleagues from the final year of Journalism in ESCS, together with the professors and journalists monitorization, it was possible to pay attention to the journalistic features, confirmed in the text quality and accuracy of the final six journalistic pieces, which are part of the first Voz Activa online edition. All this work done with the school newspaper to improve students’ media literacy is a medium/long term process, and it is suggested as a world reading and writing experience, where multimedia textuality must be explored in a critical and regulated format, heading for a responsible communication movement with the school community.

Description

Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.

Keywords

Literacia mediática Jornal escolar Adolescentes Educação Jornal digital Media literacy School newspaper Teenagers Education Digital newspaper

Citation

Silva, J.C.A. (2021). Voz Activa: Da criação de um jornal escolar digital para a Escola Secundária José Gomes Ferreira. [Trabalho de projeto de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/14197

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social