Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-25"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Voz Activa: Da criação de um jornal escolar digital para a Escola Secundária José Gomes FerreiraPublication . Silva, Joana Catarina Americano da; Bonacho, Fernanda do Rosário Farinha; Pontes, Margarida Joana Quaresma TomásEste trabalho de projeto tem como principal objetivo criar uma versão digital e multimédia do jornal escolar Voz Activa e, assim, proporcionar um espaço para os alunos do ensino secundário desenvolverem competências de literacia mediática. O processo de criação deste jornal escolar, a difundir em formato digital para a Escola Secundária José Gomes Ferreira, obteve o apoio dos participantes e atividades integrados no projeto “Academia de Leitura do Mundo: o Jornalismo, a Comunicação e Eu”, durante o ano letivo de 2020/2021. Foram feitas entrevistas ao corpo docente da Escola Secundária e aplicado um inquérito (criado na plataforma Google) aos alunos da escola, com vista a obter informação sobre as expectativas e necessidades mediáticas dos alunos em relação ao jornal escolar. Com os dados levantados e analisados, foi feito um protótipo de um jornal escolar multimédia, concebido de forma a abrir possibilidades de leitura, mais criteriosa, do mundo. Nos trabalhos produzidos pelas equipas transversais de alunos do secundário e colegas do ensino superior – finalistas de licenciatura em jornalismo, e a monitorização dos docentes da ESCS, acautelou-se a existência de uma componente jornalística, comprovada pela qualidade e rigor do texto das seis peças jornalísticas que incorporam a proposta da versão online do Jornal Voz Activa. O trabalho feito com o jornal escolar para a melhoria da literacia mediática é um processo a médio/longo prazo, e é composto como uma experiência de leitura e escrita do mundo, onde a textualidade multimédia deve ser produzida de forma crítica e regulada, no sentido de comunicar com responsabilidade com toda a comunidade escolar.
- O distanciamento como fator condicionante da performance na aprendizagem musical: uma perspetiva dos professoresPublication . Resendes, Amadeu de Medeiros; Muñoz, Pedro SaglimbeniResumo I - A primeira parte deste relatório é fruto de toda a informação recolhida no decorrer do Estágio do Ensino Especializado, integrado no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, e da minha prática pedagógica ao longo da sua extensão, uma vez que foi realizado em exercício. Assim, nesta, irei proceder à caraterização da Escola de Música do Colégio Moderno, abordando diversos aspetos que contribuíram para um conhecimento mais alargado sobre esta escola (como um enquadramento histórico, social e cultural, o seu regulamento interno e projeto educativo, a sua oferta educativa, a caracterização da sua comunidade educativa e o seu plano de atividades) e explanando uma reflexão sobre esses. De seguida, passarei à descrição das práticas educativas desenvolvidas nas aulas integradas no Estágio do Ensino Especializado. Neste ponto irei caraterizar a classe de viola d’arco da Escola de Música do Colégio Moderno, os três alunos dos níveis de Iniciação, Básico e Secundário que acompanhei no âmbito deste, bem como irei incidir mais detalhadamente sobre as suas aulas. Por fim, proponho fazer uma reflexão final resultante da análise crítica à minha atividade de docente, em que articularei as diversas informações recolhidas, como os aspetos positivos e negativos desta, os desafios encontrados e a forma como os encarei e resolvi.
- The limpopo magma-rich transform margin, south Mozambique: 1. Insights from deep-structure seismic imagingPublication . Watremez, L.; LEROY, Sylvie; D'Acremont, Elia; Roche, Vincent; Evain, Mikael; Lepretre, A.; Verrier, F.; Aslanian, Daniel; Dias, Nuno; Afilhado, Alexandra; Schnurle, P.; Castilla, R.; Despinois, F.; Moulin, M.A variety of structures results from the interplay of evolving far-field forces, plate kinematics, and magmatic activity during continental break-up. The east Limpopo transform margin, offshore northern Mozambique, formed as Africa and Antarctica separated during the mid-Jurassic period break-up of the Gondwana supercontinent. The nature of the crust onshore has been discussed for decades in an effort to resolve issues with plate kinematic models. Two seismic refraction profiles with coincident multichannel seismic reflection profiles allow us to interpret the seismic velocity structures across the margin, both onshore and offshore. These seismic profiles allow us to (a) delineate the major regional crustal domains; (b) identify widespread indications of magmatic activity; and (c) map crustal structure and geometry of this magma-rich transform margin. Careful examination of the profiles allows us to make the following observations and interpretations: (a) on land, continental crust is overlain by a >10-km thick volcano-sedimentary wedge related to an early rifting stage, (b) offshore, thick oceanic crust formed due to intense magmatic activity, and between the two (c) a 50-60-km wide transform zone where the crustal structures are affected by intense magmatic activity and faulting. The prominent presence of intrusive and extrusive igneous units may be attributed to the combination of a deep-seated melting anomaly and a trans-tensional fault zone running through thinned lithosphere that allowed melt to reach the surface. A comparison of the crustal thinning along other transform margins shows a probable dependence with the thermal and/or tectonic history of the lithosphere.
- Vacinação contra a COVID-19: a perspetiva dos estudantes universitáriosPublication . Garcia, Andreia; Eiró-Gomes, MafaldaA doença COVID-19, originada pela infeção com o novo coronavírus (Sars-CoV-2), surgiu em Portugal a 2 de março de 2020 e vitimizou, até à data, mais de 18 mil pessoas. No nosso país, o processo de vacinação contra a COVID-19 teve início a 27 de dezembro de 2020, nos grupos prioritários definidos pela autoridade de saúde portuguesa (Direção-Geral da Saúde). À medida que a pandemia foi evoluindo, em 2020, tornou-se evidente a necessidade de disponibilizar e assegurar o acesso a informação credível (The Lancet, 2020) por forma a incentivar à mudança de comportamentos, como a utilização de máscara, a higienização das mãos ou o distanciamento social. A terceira fase do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 dirigida a pessoas entre os 18 e os 29 anos teve início previsto para julho de 2021. O objetivo principal deste estudo foi analisar, na perspetiva dos estudantes universitários, quais as fontes de informação que mais procuraram para saber sobre as vacinas contra a COVID-19. O estudo pretendeu também verificar a intenção de vacinação por parte dos estudantes universitários. Os dados foram recolhidos por questionário online, entre o dia 15 de abril de 2021 e o dia 20 de maio de 2021, a 1018 pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em Portugal, estudantes de qualquer curso na Escola Superior de Comunicação Social ou no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, com acesso à Internet. A nossa pesquisa confirmou que as páginas de Internet institucionais (como a da Direção-Geral da Saúde), a televisão e a imprensa online foram as fontes de informação procuradas mais frequentemente pelos estudantes universitários para adquirir conhecimento sobre a COVID-19. Por outro lado, os participantes neste estudo revelaram que nunca procuraram informação sobre esta doença junto dos profissionais de saúde. Em relação aos órgãos de comunicação social, a rádio é o meio menos procurado como fonte de informação. Apesar de existirem perto de oito milhões de utilizadores de redes sociais, em Portugal (We Are Social & Hootsuite, 2021) apenas 9% dos participantes afirma ter procurado informação sobre a COVID-19 muito frequentemente neste meio de comunicação. Este estudo indicou também que 88% dos estudantes universitários inquiridos gostavam de ser vacinados contra a COVID-19. Os participantes consideraram que a vacina é segura (74%) e eficaz (59%).