Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Área do tapete: o local onde tudo acontece

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RelatórioPPSII_CarinaCastro_2016113.pdf1023.18 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório pretende relatar de forma reflexiva e fundamentada o meu percurso ao longo da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), realizada num Jardim de Infância (JI) da rede pública entre 25 de setembro e 19 de janeiro, com crianças dos 4 aos 6 anos de idade, onde duas delas estavam diagnosticadas com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Neste sentido, este documento percorre toda a ação educativa, na medida em que se carateriza o meio e o contexto socioeducativo; descreve o processo interventivo e a sua avaliação; e, ainda, se espelha todo processo investigativo desenvolvido. Face ao referido, para além do trabalho desenvolvido com as crianças, é aqui apresentada a investigação da problemática que dá nome a este relatório – Área do tapete: o local onde tudo acontece, investigação essa que emergiu da prática da Educadora Cooperante que, em toda a sua ação, dava primazia às conversas, atividades e momentos decorridos na área supramencionada. À luz de uma investigação sobre a prática (Ponte, 2002) de natureza qualitativa, foi-me possível comprovar que a área do tapete é, sem dúvida, mais do que uma área de acolhimento, onde a criança é vista como sujeito ativo na construção das suas aprendizagens. Além disso, nesta área eram desenvolvidas um seguimento de ações, com vista colmatar as necessidades e interesses do grupo, de forma a construir um ambiente de aprendizagens significativas, numa perspetiva globalizante, de integração das diversas áreas de conteúdo. Por fim, é ainda feita uma reflexão com recurso às vivências retratadas em notas de campo, sendo que estas espelham experiências fulcrais na construção da minha profissionalidade.
ABSTRACT This report was carried out in a reflexive way and based on my long practice in Supervised Professional Practice II (PPS II), realized in a public kindergarten, during September 25 and January 19, with children from 4 to 6 years of age, where both ages were diagnosed with Special Educational Needs. In this way, this document scrolls all the educational actions, where is characterized the environment and the socio-educational context; described the intervention process and its evaluation; and, all investigative developed process. With this, and in addition to the work carried out with the children, is presented here the investigation of the problematic that gives name to this report - Carpet Area: the place where everything happens, research that emerged from the Cooperative Educator (CE), and in all your action, gave priority to the conversations, activities and moments happened in this area. Through an investigation into the practice (Ponte, 2002), it was possible to prove that the Carpet Area is more than a host area, where the child is seen as an active subject in the construction of their learning. In addition, in this area were developed some actions to meet the need and the groups interests, with the goal to build an environment of meaningful learning's from a global perspective, integrating the different content areas. Finally, is also made a reflection with my experience, which reflect the most important experiences in the construction of my professionalism.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Área do Tapete Desenvolvimento da criança Prática profissional supervisionada Jardim de infância Carpet area Child development Supervised professional practice Childhood education Kindergarten

Citation

Castro, C. V. V. (2018). Área do tapete: o local onde tudo acontece (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9298

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue