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Criatividade, cidadania e formação em contexto de trabalho

dc.contributor.advisorPalaré, Odete Rodrigues
dc.contributor.authorVarela, Teresa
dc.date.accessioned2024-02-14T15:18:28Z
dc.date.available2024-02-14T15:18:28Z
dc.date.issued2023-09-27
dc.descriptionTese de Doutoramento em Educação Artística, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artespt_PT
dc.description.abstractA presente investigação pretende analisar e compreender a articulação entre os processos criativos e as práticas de cidadania nas aprendizagens desenvolvidas na disciplina de Projeto e Tecnologias (PT), integradas em projetos realizados em Formação em Contexto de Trabalho (FCT), nos processos de ensino e aprendizagem nas práticas do Curso de Produção Artística (PA), da Escola Artística António Arroio (EAAA) nos anos letivos de 2018/19 e 2019/20. A metodologia utilizada foi a investigação-ação com 17 alunos e 5 professores, numa turma do 12.º ano da especialização em Realização Plástica do Espetáculo e outra do 12.º ano da especialização em Cerâmica. Os instrumentos de recolha de dados basearam-se na observação direta e entrevistas e a análise foi efetuada através do programa NVivo. Esta investigação teve como base as teorias socioculturais da criatividade (Glăveanu, 2013; Beghetto, 2016), da cidadania e contextos educativos (Eça, 2010; Caetano & Freire, 2014) e no contexto da Educação Artística (Eça et al., 2012; Eça, 2014; Ramirez, 2016). Os principais resultados revelaram uma relação interdependente entre os processos criativos e as práticas de cidadania, através das interações sociais, do desenvolvimento integral do indivíduo, do aumento do conhecimento e das capacidades criativas, capazes de promover a criatividade colaborativa (Burnard & Dragovic, 2015). Estes resultados permitirão que esta dinâmica relacional se desenvolva e se transforme através de interações sociais e contextos situados, com evidência na comunicação entre todos os envolvidos, assentes em pedagogias dialógicas, participativas e de alteridade, com abertura à diversidade social e cultural, para gerar outras possibilidades de sinergia. Este estudo mostra a necessidade de realizar novas atividades que envolvem estas interconexões, para maior compreensão sobre a correlação entre as práticas criativas e as práticas de cidadania, assentes nas interações sociais, culturais e situacionais.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17111
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.ul.pt/handle/10451/61746pt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectEnsino artísticopt_PT
dc.subjectAprendizagem académicapt_PT
dc.subjectFormação profissionalpt_PT
dc.titleCriatividade, cidadania e formação em contexto de trabalhopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleCriatividade, cidadania e formação em contexto de trabalhopt_PT
person.familyNameVarela
person.givenNameTeresa Maria
person.identifier.ciencia-id8D14-584B-874D
person.identifier.orcid0000-0003-2916-7587
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication30427577-fccf-4264-8b57-abe052b474e8
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