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Criatividade, cidadania e formação em contexto de trabalho
dc.contributor.advisor | Palaré, Odete Rodrigues | |
dc.contributor.author | Varela, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2024-02-14T15:18:28Z | |
dc.date.available | 2024-02-14T15:18:28Z | |
dc.date.issued | 2023-09-27 | |
dc.description | Tese de Doutoramento em Educação Artística, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes | pt_PT |
dc.description.abstract | A presente investigação pretende analisar e compreender a articulação entre os processos criativos e as práticas de cidadania nas aprendizagens desenvolvidas na disciplina de Projeto e Tecnologias (PT), integradas em projetos realizados em Formação em Contexto de Trabalho (FCT), nos processos de ensino e aprendizagem nas práticas do Curso de Produção Artística (PA), da Escola Artística António Arroio (EAAA) nos anos letivos de 2018/19 e 2019/20. A metodologia utilizada foi a investigação-ação com 17 alunos e 5 professores, numa turma do 12.º ano da especialização em Realização Plástica do Espetáculo e outra do 12.º ano da especialização em Cerâmica. Os instrumentos de recolha de dados basearam-se na observação direta e entrevistas e a análise foi efetuada através do programa NVivo. Esta investigação teve como base as teorias socioculturais da criatividade (Glăveanu, 2013; Beghetto, 2016), da cidadania e contextos educativos (Eça, 2010; Caetano & Freire, 2014) e no contexto da Educação Artística (Eça et al., 2012; Eça, 2014; Ramirez, 2016). Os principais resultados revelaram uma relação interdependente entre os processos criativos e as práticas de cidadania, através das interações sociais, do desenvolvimento integral do indivíduo, do aumento do conhecimento e das capacidades criativas, capazes de promover a criatividade colaborativa (Burnard & Dragovic, 2015). Estes resultados permitirão que esta dinâmica relacional se desenvolva e se transforme através de interações sociais e contextos situados, com evidência na comunicação entre todos os envolvidos, assentes em pedagogias dialógicas, participativas e de alteridade, com abertura à diversidade social e cultural, para gerar outras possibilidades de sinergia. Este estudo mostra a necessidade de realizar novas atividades que envolvem estas interconexões, para maior compreensão sobre a correlação entre as práticas criativas e as práticas de cidadania, assentes nas interações sociais, culturais e situacionais. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17111 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorio.ul.pt/handle/10451/61746 | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | pt_PT |
dc.subject | Educação artística | pt_PT |
dc.subject | Ensino artístico | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem académica | pt_PT |
dc.subject | Formação profissional | pt_PT |
dc.title | Criatividade, cidadania e formação em contexto de trabalho | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | Criatividade, cidadania e formação em contexto de trabalho | pt_PT |
person.familyName | Varela | |
person.givenName | Teresa Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 8D14-584B-874D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2916-7587 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 30427577-fccf-4264-8b57-abe052b474e8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 30427577-fccf-4264-8b57-abe052b474e8 |
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