Repository logo
 
Publication

O lugar do jardim de infância em tempos de pandemia

dc.contributor.advisorTomás, Catarina Almeidapt_PT
dc.contributor.authorGonçalves, Mafalda Sofia Ramos Domingos
dc.date.accessioned2022-03-24T10:05:27Z
dc.date.available2022-03-24T10:05:27Z
dc.date.issued2021-07-08
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), do 2.º ano do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este apresenta um trabalho reflexivo e sistemático em relação à intervenção pedagógica que desenvolvi enquanto estagiária, no período compreendido entre 16 de novembro de 2020 e 30 de abril de 2021, num jardim de infância (JI) público da cidade de Lisboa. A partir de uma metodologia qualitativa, consubstanciada num estudo de caso desenvolvido num JI e recorrendo a um conjunto de técnicas de recolha de dados - entrevista semiestruturada, observação participante, consulta documental e conversas informais -, tornou-se possível compreender o lugar do JI em tempos de pandemia. Os objetivos da investigação são: i) caracterizar as vivências das crianças e dos/as adultos/as (famílias e educadora) em tempos de confinamento; (ii) identificar as inquietações e anseios aquando da frequência do JI; e, (iii) conhecer os efeitos da pandemia. As conclusões apontam para: (i) o sentimento de preocupação no que diz respeito ao desenvolvimento holístico da criança aquando do(s) confinamento(s); (ii) as dificuldades encontradas aquando do(s) confinamento(s) relativamente à gestão familiar, nomeadamente, o acompanhamento das crianças; (iii) e, por fim, os sentimentos das crianças aquando destes momentos. Por fim, será apresentada a construção da profissionalidade docente, contando com a reflexão sobre os valores que estiveram na base da prática pedagógica em contexto de PPS, assim como quais os princípios a ter em consideração na prática futura.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report is part of the Supervised Professional Practice II (PPS II) of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education of the School of Education of the University of Lisbon. It presents a reflective and systematic work in relation to the pedagogical intervention that I developed as a trainee, in the period between November 16, 2020 and April 30, 2021, in a public kindergarten (JI) in the city of Lisbon. Based on a qualitative methodology, embodied in a case study developed in a kindergarten and using a set of data collection techniques - semi-structured interview, participant observation, document consultation and informal conversations, it became possible to understand the place of the kindergarten in times of pandemic. The objectives of the research are: i) to characterize the experiences of children and adults (families and educator) in times of confinement; (ii) to identify the concerns and anxieties when attending kindergarten; and, (iii) to understand the effects of the pandemic. The conclusions point to: (i) the feeling of concern regarding the holistic development of the child at the time of confinement(s); (ii) the difficulties encountered at the time of confinement(s) regarding family management, namely, the monitoring of the children; (iii) and, finally, the feelings of the children at these moments. Finally, the construction of the teaching professionalism will be presented, including a reflection on the values that were the basis of the pedagogical practice in the PPS context, as well as which principles should be taken into consideration in the future practice.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGonçalves, M. S. R. (2021). O lugar do jardim de infância em tempos de pandemia (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14512pt_PT
dc.identifier.tid202937593
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14512
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectPandemiapt_PT
dc.subjectConfinamentopt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectPandemicpt_PT
dc.subjectConfinementpt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.subjectFamiliespt_PT
dc.titleO lugar do jardim de infância em tempos de pandemiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Jardim de Infância_Mafalda Gonçalves_2019044_vf.pdf
Size:
8.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format