Publication
O lugar do jardim de infância em tempos de pandemia
dc.contributor.advisor | Tomás, Catarina Almeida | pt_PT |
dc.contributor.author | Gonçalves, Mafalda Sofia Ramos Domingos | |
dc.date.accessioned | 2022-03-24T10:05:27Z | |
dc.date.available | 2022-03-24T10:05:27Z | |
dc.date.issued | 2021-07-08 | |
dc.description | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), do 2.º ano do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este apresenta um trabalho reflexivo e sistemático em relação à intervenção pedagógica que desenvolvi enquanto estagiária, no período compreendido entre 16 de novembro de 2020 e 30 de abril de 2021, num jardim de infância (JI) público da cidade de Lisboa. A partir de uma metodologia qualitativa, consubstanciada num estudo de caso desenvolvido num JI e recorrendo a um conjunto de técnicas de recolha de dados - entrevista semiestruturada, observação participante, consulta documental e conversas informais -, tornou-se possível compreender o lugar do JI em tempos de pandemia. Os objetivos da investigação são: i) caracterizar as vivências das crianças e dos/as adultos/as (famílias e educadora) em tempos de confinamento; (ii) identificar as inquietações e anseios aquando da frequência do JI; e, (iii) conhecer os efeitos da pandemia. As conclusões apontam para: (i) o sentimento de preocupação no que diz respeito ao desenvolvimento holístico da criança aquando do(s) confinamento(s); (ii) as dificuldades encontradas aquando do(s) confinamento(s) relativamente à gestão familiar, nomeadamente, o acompanhamento das crianças; (iii) e, por fim, os sentimentos das crianças aquando destes momentos. Por fim, será apresentada a construção da profissionalidade docente, contando com a reflexão sobre os valores que estiveram na base da prática pedagógica em contexto de PPS, assim como quais os princípios a ter em consideração na prática futura. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT This report is part of the Supervised Professional Practice II (PPS II) of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education of the School of Education of the University of Lisbon. It presents a reflective and systematic work in relation to the pedagogical intervention that I developed as a trainee, in the period between November 16, 2020 and April 30, 2021, in a public kindergarten (JI) in the city of Lisbon. Based on a qualitative methodology, embodied in a case study developed in a kindergarten and using a set of data collection techniques - semi-structured interview, participant observation, document consultation and informal conversations, it became possible to understand the place of the kindergarten in times of pandemic. The objectives of the research are: i) to characterize the experiences of children and adults (families and educator) in times of confinement; (ii) to identify the concerns and anxieties when attending kindergarten; and, (iii) to understand the effects of the pandemic. The conclusions point to: (i) the feeling of concern regarding the holistic development of the child at the time of confinement(s); (ii) the difficulties encountered at the time of confinement(s) regarding family management, namely, the monitoring of the children; (iii) and, finally, the feelings of the children at these moments. Finally, the construction of the teaching professionalism will be presented, including a reflection on the values that were the basis of the pedagogical practice in the PPS context, as well as which principles should be taken into consideration in the future practice. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gonçalves, M. S. R. (2021). O lugar do jardim de infância em tempos de pandemia (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14512 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202937593 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/14512 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Pandemia | pt_PT |
dc.subject | Confinamento | pt_PT |
dc.subject | Jardim de infância | pt_PT |
dc.subject | Famílias | pt_PT |
dc.subject | Children | pt_PT |
dc.subject | Pandemic | pt_PT |
dc.subject | Confinement | pt_PT |
dc.subject | Kindergarten | pt_PT |
dc.subject | Families | pt_PT |
dc.title | O lugar do jardim de infância em tempos de pandemia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório Jardim de Infância_Mafalda Gonçalves_2019044_vf.pdf
- Size:
- 8.03 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format