Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O lugar do jardim de infância em tempos de pandemia

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), do 2.º ano do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este apresenta um trabalho reflexivo e sistemático em relação à intervenção pedagógica que desenvolvi enquanto estagiária, no período compreendido entre 16 de novembro de 2020 e 30 de abril de 2021, num jardim de infância (JI) público da cidade de Lisboa. A partir de uma metodologia qualitativa, consubstanciada num estudo de caso desenvolvido num JI e recorrendo a um conjunto de técnicas de recolha de dados - entrevista semiestruturada, observação participante, consulta documental e conversas informais -, tornou-se possível compreender o lugar do JI em tempos de pandemia. Os objetivos da investigação são: i) caracterizar as vivências das crianças e dos/as adultos/as (famílias e educadora) em tempos de confinamento; (ii) identificar as inquietações e anseios aquando da frequência do JI; e, (iii) conhecer os efeitos da pandemia. As conclusões apontam para: (i) o sentimento de preocupação no que diz respeito ao desenvolvimento holístico da criança aquando do(s) confinamento(s); (ii) as dificuldades encontradas aquando do(s) confinamento(s) relativamente à gestão familiar, nomeadamente, o acompanhamento das crianças; (iii) e, por fim, os sentimentos das crianças aquando destes momentos. Por fim, será apresentada a construção da profissionalidade docente, contando com a reflexão sobre os valores que estiveram na base da prática pedagógica em contexto de PPS, assim como quais os princípios a ter em consideração na prática futura.
ABSTRACT This report is part of the Supervised Professional Practice II (PPS II) of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education of the School of Education of the University of Lisbon. It presents a reflective and systematic work in relation to the pedagogical intervention that I developed as a trainee, in the period between November 16, 2020 and April 30, 2021, in a public kindergarten (JI) in the city of Lisbon. Based on a qualitative methodology, embodied in a case study developed in a kindergarten and using a set of data collection techniques - semi-structured interview, participant observation, document consultation and informal conversations, it became possible to understand the place of the kindergarten in times of pandemic. The objectives of the research are: i) to characterize the experiences of children and adults (families and educator) in times of confinement; (ii) to identify the concerns and anxieties when attending kindergarten; and, (iii) to understand the effects of the pandemic. The conclusions point to: (i) the feeling of concern regarding the holistic development of the child at the time of confinement(s); (ii) the difficulties encountered at the time of confinement(s) regarding family management, namely, the monitoring of the children; (iii) and, finally, the feelings of the children at these moments. Finally, the construction of the teaching professionalism will be presented, including a reflection on the values that were the basis of the pedagogical practice in the PPS context, as well as which principles should be taken into consideration in the future practice.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Crianças Pandemia Confinamento Jardim de infância Famílias Children Pandemic Confinement Kindergarten Families

Citation

Gonçalves, M. S. R. (2021). O lugar do jardim de infância em tempos de pandemia (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14512

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue