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A luz do desejo: a fotografia publicitária

dc.contributor.authorPina, Helena Figueiredo
dc.date.accessioned2023-05-31T09:18:34Z
dc.date.available2023-05-31T09:18:34Z
dc.date.issued2007-09-06
dc.description.abstractEste ensaio reflete sobre os fatores que presidem à distinção da Fotografia Publicitária face às categorias da Fotografia Artística e da Fotografia Jornalística. As diferentes formas de utilizar a fotografia podem traduzir-se em várias categorias cujas fronteiras são muitas vezes ténues e extremamente difíceis de situar. No entanto, a existência destas categorias é comummente aceite e reconhecida, dando origem a uma classificação hierarquizada que acarreta uma diferença de estatutos. A Fotografia Publicitária serve um fim muito particular: o de promover comercialmente os bens, serviços ou instituições dos quais depende a economia de consumo em que as sociedades actuais se baseiam. Embora as imagens da Publicidade sejam um tema corrente na investigação da comunicação das últimas décadas, a Fotografia Publicitária, em si mesma, não parece ter sido palco de discussão ou reflexão muito alargadas. Os anos de exercício em diversas funções da Publicidade, a par da prática de investigação académica, permitiram uma análise realista do “lugar” ocupado por esta categoria a partir de uma interrogação acerca das diferenças de estatuto subjacentes às diversas categorias em análise. Ainda que não seja expressamente assumido, e portanto podendo ser considerado um julgamento de “senso comum”, a verdade é que as diferenças de estatuto impregnam os discursos. Assim, sendo considerada por muitos como uma atividade marginal, que não pertence ao domínio das artes e não possui os atributos de «informação pura», a Fotografia Publicitária possui uma conotação marcadamente mercantil que a coloca numa espécie de categoria à parte, mas que numa situação de pós-modernidade importa ser analisada. Eis porque, e apesar de não ser tarefa fácil construir uma análise adequada, me proponho interrogar ao longo deste trabalho acerca dos eventuais pontos de contacto entre a Fotografia Publicitária, a Fotografia Artística e a Fotografia Jornalística, para então determinar possíveis fatores que presidem à sua distinção. Igualmente, como forma de “testar” as conclusões, apresenta-se um conjunto de exercícios que visam provar a tese defendida.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPina, H. F. (2007, setembro, 6-8). A luz do desejo: a fotografia publicitária [Comunicação oral]. 5º Congresso SOPCOM, Universidade do Minho, Braga, Portugal.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16184
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectFotografia publicitáriapt_PT
dc.subjectFotografia artísticapt_PT
dc.subjectFotografia jornalísticapt_PT
dc.titleA luz do desejo: a fotografia publicitáriapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Universidade do Minhopt_PT
oaire.citation.title5º Congresso SOPCOM: Comunicação e Cidadaniapt_PT
person.familyNameFigueiredo Pina
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-idE61B-0C90-EFCA
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