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Formação de animadores socioculturais: breve reflexão em torno de uma experiência no ensino superior

dc.contributor.authorCampos, Joana
dc.contributor.authorVohlgemuth, Laurence
dc.contributor.authorCruz, Cristina
dc.date.accessioned2021-07-30T11:05:28Z
dc.date.available2021-07-30T11:05:28Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA formação dos Animadores Socioculturais, nos seus diferentes elementos e modalidades representa um dos constituintes de construção e configuração das identidades destes profissionais. A tomada da formação destes profissionais por instituições de ensino superior constitui-se como fator determinante no processo de profissionalização do grupo profissional, por contribuir para a sua afirmação. Por outro lado, essa formação refletiu-se na configuração dos perfis identitários destes profissionais. É partindo deste pano de fundo que se propõe uma reflexão em torno da formação inicial em Animação Sociocultural, no caso particular da experiência desenvolvida numa instituição do ensino superior pública portuguesa, do ensino politécnico. Para essa reflexão mobilizam-se os resultados dos processos de avaliação e reflexão desenvolvidos no âmbito das equipas de docentes e com os estudantes do curso, sobretudo no que à Iniciação à Prática Profissional diz respeito; e ainda, o pensamento de diversos autores que têm contribuído para a discussão em torno da formação, profissionalização e definição dos perfis identitários dos Animadores Socioculturais, mobilizados no âmbito da formação inicial dos Animadores Socioculturais nesta instituição. A reflexão centra-se em torno do conhecimento (profissional) dos animadores socioculturais e o seu perfil profissional (Gillet, 1996; Dansac & Vachée, 2016, 2019) como elementos de construção e configuração das identidades profissionais deste grupo, considerando alguns dos desafios que se colocam às instituições de formação inicial, como a consequência da “academização” da formação (Rullac, 2016), o risco da “tecnicização das práticas” (Ucar, 2011; Besse-Patin, 2014) e o “afastamento” dos princípios e matrizes fundadoras da Animação Sociocultural (Vohlgemuth e outros, 2013).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53236-1-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13596
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://projetos.ese.ips.pt/cief/wp-content/uploads/2021/07/LivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2021_VF2.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAnimação socioculturalpt_PT
dc.subjectFormação de Animadores Socioculturaispt_PT
dc.subjectPerfis profissionaispt_PT
dc.subjectFunções da Animação Socioculturalpt_PT
dc.titleFormação de animadores socioculturais: breve reflexão em torno de uma experiência no ensino superiorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetubalpt_PT
oaire.citation.endPage102pt_PT
oaire.citation.startPage87pt_PT
oaire.citation.titleDar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionaispt_PT
person.familyNameCampos
person.familyNameBarroso Silva da Cruz
person.givenNameJoana
person.givenNameCristina
person.identifier.ciencia-idD61D-E643-7468
person.identifier.orcid0000-0001-5325-9460
person.identifier.orcid0000-0002-3544-0298
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e
relation.isAuthorOfPublication2610e42f-99d4-413f-9f50-70ab5abc86e5
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