Repository logo
 
Publication

Conflitos interpessoais na sala de atividades: uma oportunidade para falar de emoções

dc.contributor.advisorLino, Dalilapor
dc.contributor.authorMiguel, Joana Sofia Oliveira
dc.date.accessioned2014-12-03T14:31:32Z
dc.date.available2014-12-03T14:31:32Z
dc.date.issued2014-07
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente relatório foi redigido no âmbito da unidade curricular: Prática Profissional Supervisionada – do Mestrado de Educação Pré-Escolar e apresento-o como produto de todo o trabalho desenvolvido nos contextos de creche e jardim-de-infância. A sua redação teve como objetivo refletir acerca destes dois contextos, observando e caracterizando os seus agentes educativos. Ainda neste sentido, esteve também presente a intenção de partilhar, refletindo, acerca das aprendizagens, nestes espaços despoletadas. No decorrer da minha prática profissional supervisionada, reconheci uma problemática: conflitos interpessoais e a sua relação com as emoções – que me comprometi a aprofundar. Esta componente do relatório é realizada, entrecruzando-a com aquela que foi a minha metodologia. A reflexão, em torno desta problemática, tem início com a partilha de como surgiu, seguindo-se por uma tentativa de aproximar, relacionando, os conflitos entre pares e as emoções das crianças envolvidas. Estes subcapítulos do relatório são, sempre que possível, enriquecidos com episódios e atividades concretas, ocorridas no jardim-de-infância, e que tiveram como intenção proporcionar momentos de aprendizagem significativos para o grupo de crianças. Ao longo deste período da minha formação, entendi as crianças como participantes ativos naquelas que são as suas aprendizagens, reconhecendo-lhes o direito de partilhar as suas experiências e as suas ideias. Desta forma, o presente relatório é enriquecido com diversas notas de campo que refletem as vozes das crianças. Concluindo, constam, também neste trabalho, breves considerações finais, nas quais dou a conhecer os meus medos, as minhas aprendizagens e aquelas que foram as minhas conquistas. Isto, ao mesmo tempo, que reflito acerca do meu «eu» profissional e de como esta experiência proporcionou o seu crescimento.por
dc.identifier.tid201357283pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3991
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectConflitos interpessoaispor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectEducador de infânciapor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectInterpersonal conflictsen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectChild educatoren
dc.subjectEmotionsen
dc.subjectStrategiesen
dc.titleConflitos interpessoais na sala de atividades: uma oportunidade para falar de emoçõespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Conflitos interpessoais na sala de atividades.pdf
Size:
2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: