Publication
Conflitos interpessoais na sala de atividades: uma oportunidade para falar de emoções
dc.contributor.advisor | Lino, Dalila | por |
dc.contributor.author | Miguel, Joana Sofia Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2014-12-03T14:31:32Z | |
dc.date.available | 2014-12-03T14:31:32Z | |
dc.date.issued | 2014-07 | |
dc.description | Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar | por |
dc.description.abstract | O presente relatório foi redigido no âmbito da unidade curricular: Prática Profissional Supervisionada – do Mestrado de Educação Pré-Escolar e apresento-o como produto de todo o trabalho desenvolvido nos contextos de creche e jardim-de-infância. A sua redação teve como objetivo refletir acerca destes dois contextos, observando e caracterizando os seus agentes educativos. Ainda neste sentido, esteve também presente a intenção de partilhar, refletindo, acerca das aprendizagens, nestes espaços despoletadas. No decorrer da minha prática profissional supervisionada, reconheci uma problemática: conflitos interpessoais e a sua relação com as emoções – que me comprometi a aprofundar. Esta componente do relatório é realizada, entrecruzando-a com aquela que foi a minha metodologia. A reflexão, em torno desta problemática, tem início com a partilha de como surgiu, seguindo-se por uma tentativa de aproximar, relacionando, os conflitos entre pares e as emoções das crianças envolvidas. Estes subcapítulos do relatório são, sempre que possível, enriquecidos com episódios e atividades concretas, ocorridas no jardim-de-infância, e que tiveram como intenção proporcionar momentos de aprendizagem significativos para o grupo de crianças. Ao longo deste período da minha formação, entendi as crianças como participantes ativos naquelas que são as suas aprendizagens, reconhecendo-lhes o direito de partilhar as suas experiências e as suas ideias. Desta forma, o presente relatório é enriquecido com diversas notas de campo que refletem as vozes das crianças. Concluindo, constam, também neste trabalho, breves considerações finais, nas quais dou a conhecer os meus medos, as minhas aprendizagens e aquelas que foram as minhas conquistas. Isto, ao mesmo tempo, que reflito acerca do meu «eu» profissional e de como esta experiência proporcionou o seu crescimento. | por |
dc.identifier.tid | 201357283 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/3991 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Conflitos interpessoais | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Educador de infância | por |
dc.subject | Emoções | por |
dc.subject | Estratégias | por |
dc.subject | Interpersonal conflicts | en |
dc.subject | Children | en |
dc.subject | Child educator | en |
dc.subject | Emotions | en |
dc.subject | Strategies | en |
dc.title | Conflitos interpessoais na sala de atividades: uma oportunidade para falar de emoções | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Conflitos interpessoais na sala de atividades.pdf
- Size:
- 2 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: