Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi redigido no âmbito da unidade curricular: Prática Profissional Supervisionada – do Mestrado de Educação Pré-Escolar e apresento-o como produto de todo o trabalho desenvolvido nos contextos de creche e jardim-de-infância.
A sua redação teve como objetivo refletir acerca destes dois contextos, observando e caracterizando os seus agentes educativos. Ainda neste sentido, esteve também presente a intenção de partilhar, refletindo, acerca das aprendizagens, nestes espaços despoletadas.
No decorrer da minha prática profissional supervisionada, reconheci uma problemática: conflitos interpessoais e a sua relação com as emoções – que me comprometi a aprofundar. Esta componente do relatório é realizada, entrecruzando-a com aquela que foi a minha metodologia. A reflexão, em torno desta problemática, tem início com a partilha de como surgiu, seguindo-se por uma tentativa de aproximar, relacionando, os conflitos entre pares e as emoções das crianças envolvidas. Estes subcapítulos do relatório são, sempre que possível, enriquecidos com episódios e atividades concretas, ocorridas no jardim-de-infância, e que tiveram como intenção proporcionar momentos de aprendizagem significativos para o grupo de crianças.
Ao longo deste período da minha formação, entendi as crianças como participantes ativos naquelas que são as suas aprendizagens, reconhecendo-lhes o direito de partilhar as suas experiências e as suas ideias. Desta forma, o presente relatório é enriquecido com diversas notas de campo que refletem as vozes das crianças.
Concluindo, constam, também neste trabalho, breves considerações finais, nas quais dou a conhecer os meus medos, as minhas aprendizagens e aquelas que foram as minhas conquistas. Isto, ao mesmo tempo, que reflito acerca do meu «eu» profissional e de como esta experiência proporcionou o seu crescimento.
Description
Relatório da Prática Profissional Supervisionada
Mestrado em Educação Pré-Escolar
Keywords
Conflitos interpessoais Criança Educador de infância Emoções Estratégias Interpersonal conflicts Children Child educator Emotions Strategies