Repository logo
 
Publication

A versatilidade vocal na ópera contemporânea: especificidades no papel d’A Rainha da ópera O Fim, de Carlos Marecos

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorMarecos, Carlospor
dc.contributor.authorAnjos, Cláudia Santos
dc.date.accessioned2025-01-20T16:14:29Z
dc.date.available2025-01-20T16:14:29Z
dc.date.issued2023-06-16
dc.description.abstractEsta investigação analisa a evolução da técnica vocal e a sua importância no que concerne à expressão de emoções na ópera contemporânea. Explora-se o surgimento de novas abordagens e técnicas vocais na ópera - como as técnicas de execução vocal contemporâneas - e o seu impacto na interpretação das obras operáticas. Além disso, a investigação relaciona o modo como os compositores contemporâneos experimentam novas técnicas vocais para expandir os limites da expressividade vocal na ópera. Ao enfatizar a importância da adequação da voz a um papel específico e a preservação da vocalidade da personagem, a investigação desafia a abordagem tradicional de categorização vocal operática, designada como fach. O estudo argumenta que a ópera contemporânea requer uma técnica vocal flexível e adaptável que priorize a expressividade e a autenticidade da personagem, ao invés de privilegiar o virtuosismo vocal do cantor. A investigação denota ainda a importância da intenção do compositor na adequação vocal ao papel, bem como a necessidade de a abordagem do cantor servir a interpretação da música. O estudo tem como base a análise vocal do papel d’A Rainha da ópera O Fim, escrita pelo compositor Carlos Marecos em 2003, e destaca a adequação da vocalidade em vários momentos da ópera para a compreensão do mundo interior desta personagem.por
dc.description.abstractABSTRACT: This investigation examines the evolution of vocal technique and its connection to the expression of emotion in contemporary opera. It explores the emergence of new vocal styles and techniques in opera, such as extended vocal techniques, and their impact on the overall interpretation of operatic works. Furthermore, the investigation looks at how contemporary composers experiment with new vocal techniques and styles to push the boundaries of operatic vocal expression. By emphasizing the importance of the adequation of the voice to a specific role and the preservation of the vocality of the character, the investigation challenges the traditional approach of operatic vocal categorization, such as fach. The study argues that contemporary opera requires a flexible and adaptable vocal technique that prioritizes the expressivity and authenticity of the character, rather than the singer's virtuosity. Therefore, the investigation highlights the significance of the composer's intention in the development of vocal technique and the importance of the singer's ability to serve the interpretation of the music. This study is based on the vocal analysis of the role A Rainha in the opera O Fim, written by composer Carlos Marecos in 2003. It highlights the appropriateness of the vocal expression at different moments of the opera to understand the inner world of this character.eng
dc.description.versionN/Apor
dc.identifier.citationAnjos, C. S. (2023). A versatilidade vocal na ópera contemporânea: Especificidades no papel d’A Rainha da ópera O Fim, de Carlos Marecos. [Relatório de Projeto de Mestrado, Escola Superior de Música de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/21330.por
dc.identifier.tid203333217por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21330
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Música de Lisboa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectVozpor
dc.subjectÓpera contemporâneapor
dc.subjectTécnica vocalpor
dc.subjectAdequação vocalpor
dc.subjectVocalidadepor
dc.subjectExpressividadepor
dc.subjectTécnicas de execução vocal contemporâneaspor
dc.subjectInterpretaçãopor
dc.subjectCompositores contemporâneospor
dc.subjectVoiceeng
dc.subjectContemporary operaeng
dc.subjectVocal techniqueeng
dc.subjectVocal adequacyeng
dc.subjectVocalityeng
dc.subjectExtended vocal techniqueseng
dc.subjectExpressivityeng
dc.subjectInterpretationeng
dc.subjectContemporary composerseng
dc.subjectFach
dc.subjectO Fim (ópera)por
dc.subjectA Rainha (ópera)por
dc.subjectCarlos Marecos (1963- )por
dc.titleA versatilidade vocal na ópera contemporânea: especificidades no papel d’A Rainha da ópera O Fim, de Carlos Marecospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleA versatilidade vocal na ópera contemporânea: especificidades no papel d’A Rainha da ópera O Fim, de Carlos Marecos
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_b1a7d7d4d402bcce

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de projeto artístico Cláudia Anjos vfinal.pdf
Size:
1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Relatório de Projeto de Mestrado apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Música - Canto.
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: