Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-16"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A versatilidade vocal na ópera contemporânea: especificidades no papel d’A Rainha da ópera O Fim, de Carlos MarecosPublication . Anjos, Cláudia Santos; Marecos, CarlosEsta investigação analisa a evolução da técnica vocal e a sua importância no que concerne à expressão de emoções na ópera contemporânea. Explora-se o surgimento de novas abordagens e técnicas vocais na ópera - como as técnicas de execução vocal contemporâneas - e o seu impacto na interpretação das obras operáticas. Além disso, a investigação relaciona o modo como os compositores contemporâneos experimentam novas técnicas vocais para expandir os limites da expressividade vocal na ópera. Ao enfatizar a importância da adequação da voz a um papel específico e a preservação da vocalidade da personagem, a investigação desafia a abordagem tradicional de categorização vocal operática, designada como fach. O estudo argumenta que a ópera contemporânea requer uma técnica vocal flexível e adaptável que priorize a expressividade e a autenticidade da personagem, ao invés de privilegiar o virtuosismo vocal do cantor. A investigação denota ainda a importância da intenção do compositor na adequação vocal ao papel, bem como a necessidade de a abordagem do cantor servir a interpretação da música. O estudo tem como base a análise vocal do papel d’A Rainha da ópera O Fim, escrita pelo compositor Carlos Marecos em 2003, e destaca a adequação da vocalidade em vários momentos da ópera para a compreensão do mundo interior desta personagem.