Repository logo
 
Publication

Influência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série “The Queen’s Gambit”

dc.contributor.advisorAntunes, Ana Cristina Coelhopt_PT
dc.contributor.advisorMachado, Ana Teresapt_PT
dc.contributor.authorPaulo, Rafael Marques
dc.date.accessioned2023-02-20T16:16:11Z
dc.date.available2023-02-20T16:16:11Z
dc.date.issued2022-11-29
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractA presente investigação tem como objetivo identificar as diferentes influências que os conteúdos da Netflix têm no consumidor a nível nacional, percebendo, igualmente, os hábitos de consumo dos consumidores perante as plataformas de streaming audiovisuais, tendo como objeto de análise a série “The Queen’s Gambit”. Com a expansão mundial da Netflix e a sua forma de lançar os conteúdos na plataforma de streaming, um novo paradigma relacionado com o modo como estes são consumidos surgiu: o binge-watching. Este caracteriza-se por uma maior imersão na história e no papel das personagens, através de uma visualização mais ativa e duradoura, podendo levar a mudanças de comportamento, tanto individuais como sociais. Um caso contemporâneo desta influência é a série “The Queen’s Gambit”, que teve repercussões a nível mundial relativas a mudanças comportamentais e hábitos de compra. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que os hábitos de visualização de streaming variam conforme os traços psicológicos do consumidor, assim como as gratificações que se procuram retirar do uso do mesmo. A duração dos conteúdos e a envolvência com a narrativa e com as personagens são os principais fatores que fazem das séries o formato mais visualizado, seguido dos documentários e da sua visualização com fins utilitários e educativos. Relativamente às mudanças comportamentais, as principais verificadas referem-se a alterações relacionadas com sustentabilidade e alimentação, resultantes, principalmente, da visualização de documentários, que evocam no consumidor algum awareness para os temas abordados.en
dc.description.abstractABSTRACT: The present investigation aims to identify the different influences that Netflix content has on consumers at a national level, while understanding the consumption habits of consumers related to audiovisual streaming platforms, having as object of analysis the series "The Queen's Gambit”. With the worldwide expansion of Netflix and its way of releasing content on the streaming platform, a new paradigm related to the way this is consumed has emerged: binge-watching. This is characterized by a greater immersion in the story and the role of the characters, through a more active and lasting visualization, which can lead to changes in behavior, both individual and social. A contemporary case of this influence is the series “The Queen’s Gambit”, which had worldwide repercussions regarding behavioral changes and purchase intentions. The results obtained in this study suggest that streaming viewing habits vary according to the consumer's psychological traits, as well as the gratifications that one seeks from using it. The duration of the content and the involvement with the narrative and the characters are the main factors that make the series the most viewed format, followed by documentaries and their viewing for utilitarian and educational purposes. Regarding behavioral changes, the main ones observed refer to changes related to sustainability and eating habits, resulting mainly from the viewing of documentaries, which evoke in the consumer some awareness of the topics covered.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPaulo, R.M. (2022). Influência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série “The Queen’s Gambit” [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15674pt_PT
dc.identifier.tid203229363pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15674
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectStreamingen
dc.subjectBinge-watchingen
dc.subjectNetflixpt_PT
dc.subjectMudança de comportamentopt_PT
dc.subjectBehavior changeen
dc.titleInfluência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série “The Queen’s Gambit”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleInfluência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série “The Queen’s Gambit”pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RAFAEL PAULO (12954) - TRABALHO FINAL DE MESTRADO.pdf
Size:
1.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: