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- Influência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série “The Queen’s Gambit”Publication . Paulo, Rafael Marques; Antunes, Ana Cristina Coelho; Machado, Ana TeresaA presente investigação tem como objetivo identificar as diferentes influências que os conteúdos da Netflix têm no consumidor a nível nacional, percebendo, igualmente, os hábitos de consumo dos consumidores perante as plataformas de streaming audiovisuais, tendo como objeto de análise a série “The Queen’s Gambit”. Com a expansão mundial da Netflix e a sua forma de lançar os conteúdos na plataforma de streaming, um novo paradigma relacionado com o modo como estes são consumidos surgiu: o binge-watching. Este caracteriza-se por uma maior imersão na história e no papel das personagens, através de uma visualização mais ativa e duradoura, podendo levar a mudanças de comportamento, tanto individuais como sociais. Um caso contemporâneo desta influência é a série “The Queen’s Gambit”, que teve repercussões a nível mundial relativas a mudanças comportamentais e hábitos de compra. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que os hábitos de visualização de streaming variam conforme os traços psicológicos do consumidor, assim como as gratificações que se procuram retirar do uso do mesmo. A duração dos conteúdos e a envolvência com a narrativa e com as personagens são os principais fatores que fazem das séries o formato mais visualizado, seguido dos documentários e da sua visualização com fins utilitários e educativos. Relativamente às mudanças comportamentais, as principais verificadas referem-se a alterações relacionadas com sustentabilidade e alimentação, resultantes, principalmente, da visualização de documentários, que evocam no consumidor algum awareness para os temas abordados.
- AMonstra: dispositivo tecnomágico aplicado à encenação de ilusionistasPublication . Pádua, Sofia Pessoa; Aprea, Ciro; Corrêa, Graça P.Resumo - AMonstra foi concebida como metodologia de sampling textual, com o objetivo de criar narrativas performativas a partir de obras pré-existentes; uma espécie de reutilização e reciclagem de ideias. Neste processo, foi aplicada à conceção de um vídeo e à criação musical, cenográfica e de figurinos da adaptação de um texto dramático, Ilusionistas. A pergunta inicial que gerou o processo criativo foi: O que pretendo comunicar? Numa primeira fase, concebi o vídeo. Após a definição de algumas categorias de interesse que geraram um plano de conteúdos para a pesquisa, que continha as temáticas do onírico, tempo, queer, ecologia e ritual, surgiu o texto dramático acima referido, associado a uma pesquisa sobre o mistério, que decidi pôr em cena e que gerou as seguintes questões: Como criar cenas oníricas em palco? Como utilizar a tecnologia de projeção de luz e vídeo para criar efeitos surpresa? Como é possível amplificar a temporalidade? Como sustentá-la? Como é que a utilização do sampling na expressão performativa pode despertar sensações afetivas de escuta e de transformação em direção a uma cura ou libertação? O contexto teórico incidiu sobre o estado atual do mundo, a psicanálise, as questões de género e as relações sociais dentro da família. Para pensar e aprofundar estas temáticas, utilizei fontes como notícias, Freud, Jung, Butler, Preciado, entre outras. O objetivo deste trabalho é explorar a metodologia acima apresentada, refletir sobre as temáticas em questão e experimentá-las em concretizações de objetos artísticos. O relatório é a descrição de um processo vivo, de todas as suas virtudes e falhas. Os métodos utilizados para além dos já referidos foram, no que se refere ao trabalho artístico, a improvisação e gravação audiovisual dos ensaios para poder ter uma visão de fora, visto que estava a encenar e a interpretar; a análise dramatúrgica, feita através de uma tabela com as especificações do texto; a exploração da relação com o corpo e voz através da técnica do The Lucid Body e a marcação seguida de improvisação da encenação na busca de estados emotivos das personagens que fossem de acordo com o realismo mágico. Para a reflexão acerca do percurso realizado, foi feita uma discussão no final da apresentação, na qual o público pôde fazer perguntas, sugestões e críticas e entrevistei as pessoas envolvidas na cocriação. Portanto, o trabalho desdobra-se em duas grandes fases: a conceção da metodologia e aplicação da mesma a um objeto artístico audiovisual e à encenação do texto Ilusionistas que culminou numa apresentação cocriada. O sampling provém de um princípio de reutilização de material, o que por si é uma ideia ecológica, ainda mais quando aplicada à criação do evolvente cénico. Pode ser também um método eficaz para a criação e enriquecimento das narrativas, interligado e contraposto necessariamente com a imaginação.
- Blue seasonPublication . Dias, Liliana Coelho; Aprea, CiroEste trabalho surge no âmbito do curso de mestrado em Artes Performativas na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa. Tem como pressuposto ser um relatório de trabalho de projeto, em que o objetivo principal se centra na análise e descrição do projeto Blue Season. Este projeto consiste numa instalação audiovisual que tem como objetivos a criação de múltiplas performances artísticas com base na investigação e exploração de temas de caracter tecnológico e científico, visa o cruzamento multidisciplinar entre as várias áreas artísticas, tecnológicas e cientificas, a criação de uma estética e cenografia singular, a discussão e análise sobre os avanços tecnológicos, o estudo da evolução tecnológica e científica, o estudo de interação do público e receção de informação científica em estruturas artísticas. O relatório inicia-se com uma breve introdução e explicação acerca do enquadramento do projeto e contextualização da instalação artística e segue o seu curso rumo a uma descrição detalhada face aos fundamentos em volta do projeto, onde posteriormente é apresentado um enquadramento teórico, onde serão expostas as temáticas centrais inerentes ao teor do trabalho. Neste ensaio escrito descrevem-se também as metodologias adotadas relativamente ao trabalho de investigação e expõe-se de forma detalhada as etapas relevantes para a criação e conceção do projeto, desde os processos de construção e montagem da cenografia, ao trabalho de texto, à direção de atores, à parte técnica, à promoção do projeto, aos ensaios e apresentação do espetáculo. Por fim, com base na análise e explanação de todos os recursos desenvolvidos para criação deste projeto, é elaborada uma reflexão pessoal acerca do trabalho concebido e respetivas aquisições de competências.
- Sensitive communication of Human Rights: case study of the European Foundation of Human RightsPublication . Paiva, Inês Ferreira; Pereira, Sandra Cristina MartinsThe literature has conceptualized Public Relations as a paradigm that encompasses organizational identity, communication, and management, with influence on an organization's image. An essential attribute of this approach consists of a complex interactions system that is established at the corporate level with multiple stakeholder groups. If we want to take seriously the construction of a respect culture for diversity, Human Rights, and the construction of a democratic society, it is primordial to discuss communication. The interest in studying the Public Relations discipline extends to organization communication, strategies and behavior change. Public Relations can be seen as a support function that solves problems in organizations and societies, an impetus for the appeal of social awareness. In our everyday life, there are many ways of communication. But in some cases we need to communicate in a more caring way. As a means of organizational communication, sensitive communication is used by people to deliver information in a way that tries to meet the needs and wants of its target audience. The purpose of this paper is to examine the strategies and methods of Public Relations towards sensitive communication using a case study during an international internship. The present work is about a Public Relations internship at the European Foundation for Human Rights, a Lithuanian company specialized in protecting and promoting the rights and ethics of minorities living in Lithuania. This investigation presents in detail the specific characteristics that motivated, conditioned, and characterized the realization of this internship, as well as the importance of Public Relations in an active role in society, so that it is possible to achieve a sensitive communication for Human Rights.