Repository logo
 
Publication

A expressividade clássica à luz do século XXI

dc.contributor.advisorCruz, Nuno Ivo
dc.contributor.authorMendes, Sara Margarida Pestana
dc.date.accessioned2018-08-03T13:05:38Z
dc.date.available2018-08-03T13:05:38Z
dc.date.issued2014-07
dc.descriptionMestrado em Músicapt_PT
dc.description.abstractPartindo da questão “é possível fazer “a” edição do Concerto em Ré M K.314 para Flauta e Orquestra de Wolfgang Amadeus Mozart?”, serão abordadas duas vertentes: a ontológica (natureza do ser) e epistemológica (natureza do conhecimento), culminando assim numa reflexão meta científica. A edição da partitura consiste em transformar as ideias do compositor em informação acessível e útil para o performer. Este debate ontológico- epistemológico assenta numa investigação científica documental do passado e do presente sobre prática performativa informada, ou seja, pesquisa as técnicas e linguagem performativas de como se interpreta o referido concerto. Em suma, o objeto da tese é o Concerto em Ré M K. 314 para Flauta e Orquestra de Mozart e o objetivo da mesma é apurar a sua performance e a possibilidade de fazer, atualmente, uma edição "prática", ou seja, reconstruir a obra integrando as dinâmicas, articulações e expressividade musical como orientação para a performance flautística do mesmo. A base da investigação é a Performance Historicamente Informada, daqui em diante abreviada por HIP1, associada à prática performativa. A par com esta investigação, serão também divulgadas cinco sugestões notacionais da performance do referido concerto clássico.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - Starting with the question “is it possible to do “the” edition of Mozart´s Concert in D Major K.314 for Flute and Orchestra?”, there will be surveyed two issues: the ontological (the nature of being) and the epistological (the nature of knowledge), to reach in a metacientific reflection. The edition of the score consists in adapting the composers ideas in easy and useful information for the performer. This ontological-epistemological discussion is based on a scientific investigation of the past and present information about performative practice, explicit, it research technical and performative languages in the performance of the related concert. Summarizing, the subject of the thesis is the Mozart´s Flute Concert in D Major K.314 and the purpose is to accurate it´s performance and the possibility of writting, nowadays, a “practical” edition, in other words, reconstruct the score by adding the dynamics, articulation and musical expressivity leading to a flute performance of the concert. The basis of the research is the Historically Informed Performance, hereinafter abbreviated as HIP, associated to the practical performance. Beyond this investigation, there will be revealed five notacional performing suggestions of this concert.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201717557
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8770
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectMúsica antigapt_PT
dc.subjectJohann Joachim Quantzpt_PT
dc.subjectFrans Vesterpt_PT
dc.subjectAncient musicpt_PT
dc.subjectWolfgang Amadeus Mozartpt_PT
dc.titleA expressividade clássica à luz do século XXIpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA expressividade clássica à luz do século XXIpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Sara Mendes.pdf
Size:
17.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: