Repository logo
 
Publication

O corpo na publicidade

dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2015-02-18T16:58:00Z
dc.date.available2015-02-18T16:58:00Z
dc.date.issued2008-07
dc.description.abstractSe detivermos um pouco o nosso olhar sobre a publicidade actual, verificamos que o corpo humano, não só da mulher, mas também do homem, é exibido, no seio de certas campanhas, com poses passíveis de suscitar em alguns destinatários sensações de sedução, de atracção e até de aflorar fantasias; ou, pelo contrário, provocar noutros reacções de indignação e mesmo repulsa. Tendo em atenção uma visão diferenciada entre corpo e atributos físicos/corporais que surgem nas imagens publicitárias, o modo como é apresentado e representado, nomeadamente as figuras, os gestos e posturas, cuja significação pode variar consoante o produto/marca aí publicitado e o destinatário do mesmo, este texto pretende demonstrar, com base num corpus de anúncios constituído por diversas campanhas publicitárias, os vários significados do corpo (vestido, seminu ou nu) respectivas poses, gestos, posturas e marcas corporais. É, ainda, objectivo evidenciar de que modo as representações, as práticas e s marcas corporais que emergem no corpus seleccionado manifestam os paradigmas sociais em vigor, isto é, a forma como as personagens inscritas reflectem as tendências físicas e os atributos corporais em uso na sociedade.por
dc.identifier.citationVeríssimo, J. (2008). O corpo na publicidade. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa.por
dc.identifier.isbn978-972-772-679-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4261
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboapor
dc.publisherColibript_PT
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectCorpo humanopor
dc.subjectProcesso publicitáriopor
dc.titleO corpo na publicidadepor
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.titleO corpo na publicidadepor
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsclosedAccesspor
rcaap.typebookpor
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Capa_indice_corpo na publicidade.pdf
Size:
430.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections