Repository logo
 
Publication

Promoção dos hábitos de leitura: o papel da literatura para a infância e juventude

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorGonçalves, Carolina
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Maria Serras
dc.date.accessioned2025-01-28T09:55:34Z
dc.date.available2025-01-28T09:55:34Z
dc.date.issued2024-07-26
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa. O relatório organiza-se em duas partes distintas: (i) caracterização e análise da prática pedagógica desenvolvida no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; e, (ii) apresentação e exploração do estudo realizado. O estudo, intitulado de Promoção de hábitos de leitura: o papel da literatura para a infância e juventude, justificou-se após a verificação da falta de hábitos de leitura dos alunos, o que, inevitavelmente, motivou a necessidade de compreender o impacto dos interesses dos alunos nos seus hábitos de leitura, originando a questão-problema: De que forma os interesses dos alunos podem fomentar os hábitos de leitura? Partindo desta problemática, visou-se: (a) caracterizar os hábitos de leitura de uma turma do 2.º Ciclo do Ensino Básico; (b) identificar as estratégias que estimulam os hábitos de leitura na infância e juventude; (c) analisar as mudanças de hábitos de leitura após a implementação de estratégias de motivação para a leitura. Este estudo foi elaborado de acordo com os princípios de investigação-ação, com recurso a técnicas de recolha de dados de natureza qualitativa. No decorrer do estudo, procedeu-se também a momentos de observação participante e não participante, bem como à análise de produções dos alunos. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos considerava ter hábitos de leitura. As estratégias e atividades implementadas, baseadas nos interesses dos mesmos, demonstraram ter um impacto positivo na promoção dos hábitos de leitura.por
dc.description.abstractABSTRACT This report was developed as part of the Supervised Teaching Practice II curricular unit, integrated into the Master's Degree in Teaching 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd CEB, at the Lisbon School of Education. The report is organized into two distinct parts: (i) characterisation and analysis of the teaching practice developed in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education; and (ii) presentation and exploration of the study carried out. The study, entitled Promoting reading habits: the role of literature for children and young people, justifies itself after the students' lack of reading habits was realised, which inevitably made it necessary to understand the impact of the students' interests on their reading habits, giving rise to the problem question: How can the students' interests promote reading habits? Based on this problem, the aim is to: (a) characterise the reading habits of a 2nd cycle primary school class; (b) identify the strategies that stimulate reading habits in childhood and youth; (c) analyse the changes in reading habits following the implementation of reading motivation strategies. . This study was carried out in accordance with the principles of action research, using quantitative and qualitative data collection techniques. During the course of the study, we also carried out participant and non-participant observation, as well as analysing the students' productions. The results showed that most of the students considered themselves to have reading habits. The strategies and activities implemented, based on their interests, proved to have a positive impact on promoting reading habits.eng
dc.identifier.citationRodrigues, A. M. S. (2024). A Educação Artística e as representações sociais nos filmes de animação: análise a partir de um programa televisivo de Vasco Granja (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21346
dc.identifier.tid203845587
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21346
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectLeitura
dc.subjectHábitos de leitura
dc.subjectMotivação
dc.subject2.º ciclo do ensino básico
dc.subjectReading
dc.subjectReading habits
dc.subjectMotivation
dc.subject2nd cycle of basic education
dc.titlePromoção dos hábitos de leitura: o papel da literatura para a infância e juventude
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ana_Rodrigues_2018077_Relatório Final de Mestrado.pdf
Size:
7.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: