Repository logo
 
Publication

A utilização das tic no estudo da história e geografia de portugal no 2.º ciclo de educação básica

dc.contributor.advisorFerreira, Nuno Martinspt_PT
dc.contributor.authorMadeira, Diogo da Silva Sá
dc.date.accessioned2023-03-07T10:35:36Z
dc.date.available2023-03-07T10:35:36Z
dc.date.issued2022-07-18
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractAs tecnologias fazem parte da nossa vida, ocupam um papel fundamental durante o nosso dia-a-dia, mas também no mundo escolar e na pedagogia. As escolas têm vindo a equipar-se com tecnologias que ajudam os professores e os alunos nos processos de ensino-aprendizagem respetivamente. Partindo desta ideia, da prática pedagógica no 2.º Ciclo de Educação Básica (CEB) e da motivação intrínseca do investigador, realizou-se um estudo para perceber de que forma a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), podem ajudar os alunos do 2.º CEB no estudo da História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo. O desenvolvimento deste estudo ocorreu durante a prática pedagógica em 2.º CEB em duas turmas de 6.º ano. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que os recursos tecnológicos motivam e estimulam os alunos para a aprendizagem, bem como os futuros professores.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT Technologies are part of our lives, play a fundamental role in our daily lives, but also in the school world and in pedagogy. Schools have been equipping themselves with technologies that help teachers and students in the teaching-learning processes respectively. Based on this idea, the pedagogical practice in 2nd cycle of Basic Education (CBE) and the intrinsic motivation of the researcher, the study was carried out to understand how the use of Information and Communication Technologies (ICT), can help 2nd cycle students in the study of History and Geography of Portugal in 2nd cycle. The development of this study occurred during the teaching practice in 2nd CBE in two classes of 6th grade. From the results obtained, it was concluded that technological resources motivate and stimulate students to learn, as well as future teachers.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMadeira, D. S. S. (2022). A utilização das tic no estudo da história e geografia de portugal no 2.º ciclo de educação básica (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15767pt_PT
dc.identifier.tid203188063
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15767
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectHistória e Geografia de Portugalpt_PT
dc.subject2.º CEBpt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectHistory and Geography of Portugalpt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.subjectTeacher’s trainingpt_PT
dc.titleA utilização das tic no estudo da história e geografia de portugal no 2.º ciclo de educação básicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final_Diogo Madeira_2020100.pdf
Size:
8.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: