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Advisor(s)
Abstract(s)
A utilização de imagens e de mapas mentais como recursos na formação
de alunos histórica e geograficamente competentes, no 1.º e
no 2.º Ciclo do Ensino Básico, revela-se essencial em estratégias comprometidas
com o desenvolvimento de competências histórico-geográficas,
com contributos fundamentais na área da comunicação em
História e em Geografia. Este estudo procura, assim, evidenciar as potencialidades
do recurso à representação gráfica e iconográfica, como
forma de expressão dos conhecimentos dos alunos, de desenvolvimento
de competências históricas e geográficas, e como instrumento de
avaliação dos conhecimentos prévios e das aprendizagens construídas.
O quadro teórico apresentado valoriza a expressão através do desenho
como uma evidência clara da forma como o indivíduo representa,
compreende e encara o mundo. O aluno desenha o que sabe e integra
mais elementos no desenho quanto melhor conhecer a realidade que está a representar.
Description
Keywords
Ensino
Citation
Cabaço, F. A., Hortas, M. J. (2021) Introdução. in Dias, A. G., Hortas, M. J., Ferreira, N. M.& Cabanillas, F. J.(Eds.) TempuSpacium - Didática das Ciências Sociais, Estudos II. (pp. 15-37) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.148
Publisher
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa