Repository logo
 
Publication

Influência da audição de música nos níveis de motivação dos alunos na prática musical: Escala de Mim, espectáculo apresentado no Conservatório Regional do Baixo Alentejo

dc.contributor.advisorMadureira, Luís
dc.contributor.advisorDutra, Rute
dc.contributor.authorAmaro, Ana Margarida
dc.date.accessioned2019-03-29T17:59:35Z
dc.date.available2019-03-29T17:59:35Z
dc.date.issued2015-08
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I - O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Estágio do Ensino Especializado (EEE) do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa, ramo de especialização em Canto. Incide sobre a Prática Pedagógica observada em três alunos de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), da classe da professora Rute Dutra, no ano lectivo de 2014/2015, com diferentes níveis de desenvolvimento vocal, adolescentes, ou tendo saído há pouco tempo da adolescência. Nesta secção encontram-se as linhas pedagógicas principais observadas.pt_PT
dc.description.abstractResumo II - Durante o processo de aprendizagem no ensino especializado da música é esperado que os alunos aprendam e dominem várias competências. Muitas vezes, os professores e alunos focam-se tanto na resolução dos problemas técnicos, que acaba por ser dada pouca relevância ao cultivo do gosto pela música, que, muito provavelmente, foi o primeiro impulso que levou o aluno a pretender estudar música. Torna-se, assim, importante fazer uma pausa na prática, para se ouvir música. O espectáculo Escala de Mim aborda o tema da aprendizagem de forma específica e consciente, demonstrando o percurso de uma personagem e as dificuldades que esta encontra, de forma descontraída e divertida. Trata-se de uma experiência bastante educativa e didáctica, onde se pretendem criar laços de empatia, entre a personagem e o público, que certamente terá sentido alguma das frustrações que a personagem demonstra. A partir deste espectáculo, criou-se hipótese de verificar se os níveis de motivação, no ensino especializado da música, mostram alterações positivas depois de os alunos terem assistido a um espectáculo. Ao analisar a influência deste espectáculo junto do público-alvo, poder-se-á verificar se os alunos mostram um aumento nos níveis de motivação. Após as análises dos resultados obtidos pela presente pesquisa, pode concluir-se que o espectáculo Escala de Mim influenciou a motivação dos alunos de forma positiva. É importante que os professores não se fixem apenas nas competências técnicas da aprendizagem e estimulem a criação de emoções, que ligam os alunos à música de uma forma indissociável.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I - The present internship report was prepared as part of the Curricular Unity (CU) of the Specialized Teaching Stage for Master in Music Teaching at Escola Superior de Música de Lisboa in the scope of the CU of Didacticism in Specialized Teaching. It is focused on the pedagogical practice developed with three singing students of the Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), under the mentorship of Professor Ruth Dutra, during the 2013/2014 school year, each with different levels in vocal development, being adolescents or having recently left adolescence. In this section are presented the main pedagogical lines observed.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II - During the process of the Specialized Teaching Stage of Music it is expected that the students learn and master several skills. Very often the teachers are so focused on those skills that it’s given little relevance to the importance of the appreciation of music by the student (which was, in first instance what, most likely, brought him to want to study music). The performance Escala de Mim addresses the topic of learning in a specific and conscious way, showing the path of a character, and the difficulties that she encounters, in a relaxed and funny way. It is a very educational and didactic experience, which is intended to create empathy ties between the character and the audience, who will surely have felt some of the frustrations that the character demonstrates. In this study it is created the chance to check if the levels of motivation show positive changes after the students have watched a performance. When analyzing the influence of this performance with the audience, it will be possible to check if the students show increased levels of motivation. After analysis of the results obtained by this research, it can be concluded that the performance “Escala de Mim” influenced students' motivation positively. It is important that the teachers do not only focus on the learning techniques, but also encourage the creation of emotions that connects students to music in an inseparable way.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201706644
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9803
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCantopt_PT
dc.subjectEnsino especializado da Músicapt_PT
dc.subjectRegulação motivacionalpt_PT
dc.subjectSingingpt_PT
dc.subjectSpecialized teaching of musicpt_PT
dc.subjectMotivation regulationpt_PT
dc.titleInfluência da audição de música nos níveis de motivação dos alunos na prática musical: Escala de Mim, espectáculo apresentado no Conservatório Regional do Baixo Alentejopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titlenfluência da audição de música nos níveis de motivação dos alunos na prática musical: Escala de Mim espectáculo apresentado no Conservatório Regional do Baixo Alentejopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio - Influência da Audição de Música nos Níveis de Motivação dos Alunos na Prática Musical - Ana Margarida Am.pdf
Size:
970 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: