Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Influência da audição de música nos níveis de motivação dos alunos na prática musical: Escala de Mim, espectáculo apresentado no Conservatório Regional do Baixo Alentejo

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Resumo I - O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Estágio do Ensino Especializado (EEE) do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa, ramo de especialização em Canto. Incide sobre a Prática Pedagógica observada em três alunos de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), da classe da professora Rute Dutra, no ano lectivo de 2014/2015, com diferentes níveis de desenvolvimento vocal, adolescentes, ou tendo saído há pouco tempo da adolescência. Nesta secção encontram-se as linhas pedagógicas principais observadas.
Resumo II - Durante o processo de aprendizagem no ensino especializado da música é esperado que os alunos aprendam e dominem várias competências. Muitas vezes, os professores e alunos focam-se tanto na resolução dos problemas técnicos, que acaba por ser dada pouca relevância ao cultivo do gosto pela música, que, muito provavelmente, foi o primeiro impulso que levou o aluno a pretender estudar música. Torna-se, assim, importante fazer uma pausa na prática, para se ouvir música. O espectáculo Escala de Mim aborda o tema da aprendizagem de forma específica e consciente, demonstrando o percurso de uma personagem e as dificuldades que esta encontra, de forma descontraída e divertida. Trata-se de uma experiência bastante educativa e didáctica, onde se pretendem criar laços de empatia, entre a personagem e o público, que certamente terá sentido alguma das frustrações que a personagem demonstra. A partir deste espectáculo, criou-se hipótese de verificar se os níveis de motivação, no ensino especializado da música, mostram alterações positivas depois de os alunos terem assistido a um espectáculo. Ao analisar a influência deste espectáculo junto do público-alvo, poder-se-á verificar se os alunos mostram um aumento nos níveis de motivação. Após as análises dos resultados obtidos pela presente pesquisa, pode concluir-se que o espectáculo Escala de Mim influenciou a motivação dos alunos de forma positiva. É importante que os professores não se fixem apenas nas competências técnicas da aprendizagem e estimulem a criação de emoções, que ligam os alunos à música de uma forma indissociável.
Abstract I - The present internship report was prepared as part of the Curricular Unity (CU) of the Specialized Teaching Stage for Master in Music Teaching at Escola Superior de Música de Lisboa in the scope of the CU of Didacticism in Specialized Teaching. It is focused on the pedagogical practice developed with three singing students of the Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), under the mentorship of Professor Ruth Dutra, during the 2013/2014 school year, each with different levels in vocal development, being adolescents or having recently left adolescence. In this section are presented the main pedagogical lines observed.
Abstract II - During the process of the Specialized Teaching Stage of Music it is expected that the students learn and master several skills. Very often the teachers are so focused on those skills that it’s given little relevance to the importance of the appreciation of music by the student (which was, in first instance what, most likely, brought him to want to study music). The performance Escala de Mim addresses the topic of learning in a specific and conscious way, showing the path of a character, and the difficulties that she encounters, in a relaxed and funny way. It is a very educational and didactic experience, which is intended to create empathy ties between the character and the audience, who will surely have felt some of the frustrations that the character demonstrates. In this study it is created the chance to check if the levels of motivation show positive changes after the students have watched a performance. When analyzing the influence of this performance with the audience, it will be possible to check if the students show increased levels of motivation. After analysis of the results obtained by this research, it can be concluded that the performance “Escala de Mim” influenced students' motivation positively. It is important that the teachers do not only focus on the learning techniques, but also encourage the creation of emotions that connects students to music in an inseparable way.

Description

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música

Keywords

Canto Ensino especializado da Música Regulação motivacional Singing Specialized teaching of music Motivation regulation

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa