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Aprendizagem baseada na resolução de problemas: potencial contributo para a construção do conhecimento e a desconstrução de conceções alternativas

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Abstract(s)

O presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte apresenta-se uma descrição das práticas desenvolvidas no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, seguida de uma análise crítica. Na segunda parte apresenta-se um estudo em que participaram 16 alunos, desenvolvido com uma turma do 6.º ano, intitulado Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: Potencial Contributo para a Construção do Conhecimento e a Desconstrução de Conceções Alternativas. A investigação procurou verificar a eficácia na aprendizagem de três atividades acerca do sistema cardiovascular, urinário e reprodutor, concebidas segundo os princípios da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Definiram-se dois objetivos gerais: (i) avaliar se as atividades promovem a construção autónoma do conhecimento e a sua eficácia no desempenho em questões com diferentes níveis de exigência conceptual, ao nível da compreensão e da aplicação; (ii) analisar o impacto dessas atividades na desconstrução de conceções alternativas. Para isso, realizou-se um estudo exploratório de abordagem mista e características de investigação-ação. A recolha de dados incluiu: observação direta com grelhas de registo do desempenho dos alunos (autonomia, empenho/participação, interesse e respeito pelo outro, e apresentação final); fichas de verificação de aprendizagens e um questionário final de opinião sobre as atividades. Os resultados do estudo demonstram que a metodologia utilizada permitiu alcançar resultados globalmente positivos, ainda que com impacto moderado. Quanto à autonomia, interesse e respeito pelo outro, os alunos evoluíram da primeira para a terceira atividade. No domínio do empenho/participação, destacou-se a segunda atividade. Na apresentação final, observou-se melhor desempenho nos conteúdos na segunda atividade e evolução na gestão da apresentação, que se estabilizou na terceira. Os resultados das fichas de verificação de aprendizagens revelaram-se positivos nas dimensões em estudo, com uma melhoria evidente na segunda atividade, talvez fruto do conteúdo. Por fim, os resultados do questionário revelaram preferência pela atividade ABRP2 e indicaram que a maioria considerou as atividades úteis para construir conhecimento.
This final report is part of the curricular unit on Supervised Teaching Practice II, of the 2nd year of the Master’s Degree in Teaching the 1st Cycle of Primary Education and Mathematics and Sciences in the 2nd Cycle of Primary Education. The first part presents a description of the practices developed in the 1st and 2nd cycles of Primary Education, followed by a critical analysis. The second part introduces a study involving 16 students, conducted with a 6th grade class, titled Problem-Based Learning: Potential Contribution to Knowledge Construction and the Deconstruction of Misconceptions. The investigation aimed to verify the effectiveness of three activities about the cardiovascular, urinary, and reproductive systems, designed according to the principles of Problem-Based Learning. Two general objectives were set: (i) to evaluate whether the activities promote autonomous knowledge construction and their effectiveness in questions with different levels of conceptual requirement, regarding comprehension and application; (ii) to analyze the impact of these activities on the deconstruction of misconceptions. For this purpose, an exploratory mixed-method study with characteristics of action research was conducted. Data collection included direct observation using performance grids (autonomy, engagement/participation, interest and respect for others, and final presentation), learning verification sheets, and a final student feedback questionnaire. The study results show that the methodology used enabled globally positive outcomes, although with moderate impact. Regarding autonomy, interest, and respect for others, students showed progress from the first to the third activity. In the area of engagement/participation, the second activity stood out. In the final presentation, better content performance was observed in the second activity, and improvement in presentation management, which stabilized by the third. The learning verification sheets revealed positive results in the studied dimensions, with evident improvement in the second activity, possibly due to its content. Finally, questionnaire results showed a preference for the second activity and indicated that most students considered the activities useful for knowledge construction.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Aprendizagem baseada na resolução de problemas Construção do conhecimento Conceções alternativas 2.º Ciclo do ensino básico Problem-based learning Knowlegde construction Misconceptions 2nd Cycle of primary education

Pedagogical Context

Citation

Teixeira, I. M. (2025). Aprendizagem baseada na resolução de problemas: potencial contributo para a construção do conhecimento e a desconstrução de conceções alternativas [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22209

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