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Todos aqueles que estudam ou trabalham em relações públicas sabem que a comunicação é uma das principais vertentes desta função de gestão de relações e de expetativas. O mesmo é dizer que em relações públicas comunicar mensagens é uma das principais formas de envolver diferentes públicos em diálogo, aproximar interesses e vontades, cumprir objetivos organizacionais. Adequar a forma de comunicar num qualquer contexto social implica seguir as tendências no modo como essa comunicação ocorre, pois os meios vão evoluindo, os canais e os conteúdos vão-se diversificando e até complexificando. As trocas sociais, a forma como se fazem amizades, as dinâmicas de grupo, os hábitos de consumo, a construção de relações entre pessoas, as ligações entre indivíduos e marcas, são processos em permanente mudança.
Atualmente, o impulso das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) originou uma explosão das comunicações online e dos meios sociais. E se os meios que usamos para comunicar mudam, também as práticas das relações públicas têm de mudar.
Na realidade, o desenvolvimento das TIC e a proliferação das redes sociais estão a funcionar como um catalisador que vem imprimindo alterações à forma de estudar, planificar e praticar relações públicas.
Este capitulo não é um ponto de partida pois assume que o leitor tem já uma compreensão dos princípios fundamentais das relações públicas, oferecendo apenas uma orientação e uma reflexão sobre algumas das novas possibilidades ao alcance das relações públicas.
Description
Keywords
Tecnologias da informação e comunicação Relações públicas 2.0 ePR Redes sociais
Citation
Pereira, S. (2015). “Relações Públicas 2.0” in Carvalho, S. e Brandão, N. (orgs). Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Lisboa. Escolar Editora. ISBN: 9789725924679. pp. 177-214