Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

“Sara, tu podes ler-me uma história?” - Papel do livro e da leitura/conto de histórias no jardim de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório final_Sara Jorge_2021077_MEPEB.pdf13.23 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório decorreu no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) do Curso de Mestrado profissionalizante em Educação Pré- Escolar, realizado na Escola Superior de Educação de Lisboa. Este relatório apresenta uma análise reflexiva sobre as aprendizagens efetuadas no âmbito da PPS II, desenvolvida em contexto de jardim de infância. Esta prática pedagógica decorreu entre o dia 17 de outubro de 2022 e o dia 7 de fevereiro de 2023, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, com um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Apresenta ainda a investigação conduzida: “Sara, tu podes ler-me uma história?” - Papel do livro e da leitura/conto de histórias no jardim de infância, a qual teve como principal finalidade refletir sobre a importância atribuída ao livro e à leitura/conto de histórias para crianças entre os três e os seis anos de idade. A investigação de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, envolveu como técnicas de recolha de dados: a observação das crianças e do espaço da área da biblioteca, a entrevista semiestruturada realizada à educadora cooperante e às crianças do grupo, e ainda o questionário enviado às famílias e as conversas informais tidas com a educadora cooperante. Os resultados do estudo indicam que: a educadora cooperante atribui grande relevância ao livro e à leitura/conto de histórias na sua prática pedagógica; e as famílias das crianças também consideram importante que os seus/suas filhos/as adquiram hábitos de leitura. Em conclusão, este estudo demonstrou que a educadora de infância e as famílias parecem ter consciência da importância do livro e da leitura/conto de histórias na educação de crianças em idade pré-escolar. No final do relatório é apresentada uma reflexão sobre a importância das duas práticas pedagógicas desenvolvidas, no âmbito de creche e JI, no meu futuro enquanto educadora de infância, isto é o seu contributo para a construção da minha profissionalidade.
ABSTRACT This report was based on the Curricular Unit of Supervised Professional Practice II of the Master's degree in Early Childhood Education, at the Higher School of Education of Lisbon. This report presents a reflexive analysis of the learning carried out under Supervised Professional Practice II, developed in the context of kindergarten. This pedagogical practice took place between October 17, 2022 and February 7, 2023, in a Private Institution of Social Solidarity, with a group of 25 children, aged between three and four years old. It also presents the research conducted: "Sara, can you read me a story?" - Role of the book and the reading/storytelling in kindergarten, which had as main purpose to reflect on the importance attributed to the book and to the reading/storytelling for children between three and six years of age. The qualitative investigation, in the case study modality, involved as data collection techniques: the observation of children and the space of the library area, the semi-structured interview conducted with the cooperative educator and the children of the group, and also the questionnaire sent to the families and informal conversations with the cooperative educator. The results of the study indicate that: the cooperative educator attaches great relevance to the book and to the reading/storytelling in their pedagogical practice; and the families of the children also consider it important to create reading habits for their children. In conclusion, this study demonstrated that the kindergarten educator and families seem to be aware of the importance of the book and the reading/storytelling in the education of preschool children. At the end of the report is presented a reflection on the importance of the two pedagogical practices developed, in the context of daycare and JI, in my future as a kindergarten educator, this is her contribution to the construction of my professionality

Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada II 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Keywords

Prática profissional supervisionada Jardim de Infância Criança Livro Leitura/conto de histórias Supervised Professional Practice Kindergarten Child Book Reading

Citation

Jorge, S. P. L. (2023). “Sara, tu podes ler-me uma história?” papel do livro e da leitura/conto de histórias no jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16044

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue