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- “Sara, tu podes ler-me uma história?” - Papel do livro e da leitura/conto de histórias no jardim de infânciaPublication . Jorge, Sara Patrícia Lopes; Nunes, ClarisseO presente relatório decorreu no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) do Curso de Mestrado profissionalizante em Educação Pré- Escolar, realizado na Escola Superior de Educação de Lisboa. Este relatório apresenta uma análise reflexiva sobre as aprendizagens efetuadas no âmbito da PPS II, desenvolvida em contexto de jardim de infância. Esta prática pedagógica decorreu entre o dia 17 de outubro de 2022 e o dia 7 de fevereiro de 2023, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, com um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Apresenta ainda a investigação conduzida: “Sara, tu podes ler-me uma história?” - Papel do livro e da leitura/conto de histórias no jardim de infância, a qual teve como principal finalidade refletir sobre a importância atribuída ao livro e à leitura/conto de histórias para crianças entre os três e os seis anos de idade. A investigação de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, envolveu como técnicas de recolha de dados: a observação das crianças e do espaço da área da biblioteca, a entrevista semiestruturada realizada à educadora cooperante e às crianças do grupo, e ainda o questionário enviado às famílias e as conversas informais tidas com a educadora cooperante. Os resultados do estudo indicam que: a educadora cooperante atribui grande relevância ao livro e à leitura/conto de histórias na sua prática pedagógica; e as famílias das crianças também consideram importante que os seus/suas filhos/as adquiram hábitos de leitura. Em conclusão, este estudo demonstrou que a educadora de infância e as famílias parecem ter consciência da importância do livro e da leitura/conto de histórias na educação de crianças em idade pré-escolar. No final do relatório é apresentada uma reflexão sobre a importância das duas práticas pedagógicas desenvolvidas, no âmbito de creche e JI, no meu futuro enquanto educadora de infância, isto é o seu contributo para a construção da minha profissionalidade.
- Contributos do espaço “Atelier” para o desenvolvimento das crianças em idade de jardim de infânciaPublication . Delgado, Catarina Preto Pereira; Nunes, ClarisseO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), que decorreu num jardim de infância com crianças de idades compreendidas entre os três e os seis anos desde o dia 17 de outubro de 2022 até 6 de fevereiro de 2023. O relatório reflete a minha prática desenvolvida durante estes quatro meses. Começo por apresentar a caracterização da ação educativa e as intenções definidas para a prática, considerando os seguintes eixos de intervenção: as crianças, as famílias e a equipa educativa. É exposto a investigação realizada no âmbito da PPS II, a qual se centra numa área de interesse presente nas salas da OS, os espaços mini-ateliê e “Atelier” frequentados pelas crianças. A problemática definida para a investigação “Contributos do espaço “Atelier” para o desenvolvimento das crianças em idade de jardim de infância” tem como objetivos: (i) Conhecer as características materiais e funcionais do espaço “Atelier” à luz da abordagem Reggio Emilia; (ii) Caracterizar o modo como as crianças exploram o “Atelier” e (iii) Compreender os contributos do “Atelier” para o desenvolvimento de crianças em idade de JI. A investigação de natureza qualitativa, consistiu num estudo de caso e procurou responder às seguintes questões de partida: Quais as características do espaço, dos materiais e das atividades desenvolvidas no mini-ateliê e no “Atelier”?; Quais os benefícios/contributos do mini-ateliê e do “Atelier” para o desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar? e; Como é que as crianças exploram o espaço e reagem aos materiais e às atividades dinamizadas no mini-ateliê e no “Atelier”?. Participaram no estudo 24 crianças (17 meninos e 7 meninas) com as quais realizei a prática e também a educadora cooperante e a coordenadora pedagógica. Os dados foram recolhidos através: da observação e do questionário com questões abertas realizado à educadora cooperante e à coordenadora pedagógica. Os dados recolhidos foram analisados através da análise de conteúdo, permitindo retirar as seguintes conclusões: as crianças demonstram recetividade à dinâmica dos espaços mini-ateliê e “Atelier” e evidenciam autonomia na realização das várias propostas. Verificou-se ainda interesse por parte das crianças na exploração de materiais estruturados e não estruturados. Por fim, no relatório é também apresentada uma análise do percurso, que realizei nos dois módulos da PPS, desenvolvidos em contexto de creche e de jardim de infância, que tiveram impacto positivo na construção da minha profissionalidade docente.