Repository logo
 
Publication

O contributo da aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências sociais: estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade

dc.contributor.authorAllegro, Carolina
dc.contributor.authorValente, Bianor
dc.date.accessioned2024-03-04T14:06:27Z
dc.date.available2024-03-04T14:06:27Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO presente estudo foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) II, integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O objetivo geral do estudo foi compreender qual o contributo da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) no desenvolvimento de competências sociais de alunos do 5.º ano de escolaridade, nomeadamente da colaboração. Em conformidade com o objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: i) caracterizar o desenvolvimento da colaboração dos alunos ao longo das atividades do tipo ABRP; ii) compreender a opinião dos alunos acerca das aprendizagens desenvolvidas durante a realização de atividades do tipo ABRP. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação estruturada participante e a entrevista semiestruturada realizada em grupo. Os dados recolhidos foram tratados com recurso à técnica de análise de conteúdo e de análise estatística descritiva. Este estudo foi desenvolvido ao longo das aulas da componente curricular de Ciências Naturais com alunos de duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. Os resultados obtidos, tanto através das observações como das entrevistas, sugerem que de facto as atividades de ABRP contribuem para o desenvolvimento de competências sociais, em particular a colaboração. Este estudo foi organizado em quatro secções: enquadramento teórico, metodologia, resultados e considerações finais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-35287-5-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17172
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectCompetências sociaispt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.titleO contributo da aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências sociais: estudo com alunos do 5.º ano de escolaridadept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage144pt_PT
oaire.citation.startPage125pt_PT
oaire.citation.titlePráticas investigativas na formação inicial de professores e educadorespt_PT
person.familyNameValente
person.givenNameBianor
person.identifier.ciencia-idDA15-0105-CD3A
person.identifier.orcid0000-0001-6541-8000
person.identifier.scopus-author-id56971104800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2024_O contributo da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: