Repository logo
 
Publication

A retórica e a praxis publicitária

dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2023-02-07T09:32:59Z
dc.date.available2023-02-07T09:32:59Z
dc.date.issued2022-12
dc.description.abstractOs alicerces estão fundados na procura de argumentos persuasivos que suportem certas intenções, discursos ou ações. O mesmo será dizer que a retorica disponibiliza um conjunto de ferramentas argumentativas e persuasivas para o orador defender uma qualquer opinião ou assunto. Com as devidas diferenças, estas ferramentas surgem e são aplicadas na publicidade, que tem como objetivo último, e por vezes específico, mover o ouvinte/consumidor para a compra de um determinado produto. Embora muitos dos recursos retóricos que encontramos na praxis publicitária coincidam, na prática muitos deles não surgiram, nem procedam diretamente dela, isto é, muitas das vezes não há desígnio claro do publicitário no uso das regras da retórica, ou até, um conhecimento prévio da doutrina retórica. Mas, as coincidências existem (FERNANDEZ, 2006). Vários os investigadores e mesmo publicitários como Marçal Moliné (1997), Antonio Lopez Eire (2000, 2004) Fernandez (2006), Juan Rey, (2009), McQuarrie & Phillips (2004, 2013) consideraram, por sua vez, que a retórica fornece uma visão panorâmica de todo o trabalho que envolve a preparação e a a execução de qualquer ação publicitária.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVeríssimo, J. (2022). A retórica e a praxis publicitária. In I. Ferreira & S. Mateus (orgs.), Retórica mediatizada: A comunicação persuasiva através dos media (pp. 15-35). Sistema Solar (Documenta).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15499
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSistema Solar (Documenta)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.sistemasolar.pt/pt/produto/645/pt/retorica-mediatizada-a-comunicacao-persuasiva-atraves-dos-media/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRetóricapt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectPersuasãopt_PT
dc.subjectBriefingpt_PT
dc.subjectEstratégia de marketingpt_PT
dc.subjectEstratégia publicitariapt_PT
dc.subjectEstratégia criativapt_PT
dc.titleA retórica e a praxis publicitáriapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage35pt_PT
oaire.citation.startPage15pt_PT
oaire.citation.titleRetórica mediatizada: a comunicação persuasiva através dos mediapt_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
metadados-cap livro retorica mediatizada.pdf
Size:
526.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: