Repository logo
 
Publication

O lugar das artes plásticas no contexto de um jardim de infância Waldorf

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.fosHumanidades::Artes
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorAna Tudela de Sousa
dc.contributor.authorMartins, Ana Catarina da Costa Rito Dias
dc.date.accessioned2025-01-17T11:51:03Z
dc.date.available2025-01-17T11:51:03Z
dc.date.issued2024-12-16
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Artística
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Educação Artística na Escola Superior de Educação de Lisboa surge o presente trabalho, intitulado O lugar das Artes Plásticas no contexto de um Jardim de Infância Waldorf. Assim, através desta investigação, procuramos compreender o papel das Artes Plásticas na Pedagogia Waldorf, em contexto de Jardim de Infância, perceber como se integram as Artes Plásticas nesta pedagogia e como desenvolve a criança a sua expressão plástica neste contexto. A metodologia utilizada identifica-se como qualitativa, tendo sido utilizados diversos instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de dados, como entrevistas aos elementos da comunidade educativa (crianças, educadora e pais). Optou-se, ainda, por uma observação direta em contexto de sala num Jardim de Infância Waldorf, no distrito de Lisboa, com crianças de idades compreendidas entre os três e os seis anos. A interpretação dos dados recolhidos foi realizada através de um processo de análise de conteúdo, que permitiu extrair algumas conclusões, considerando o objeto de estudo e a sua problemática. A Pedagogia Waldorf, desenvolvida por Rudolf Steiner, valoriza profundamente as artes plásticas como uma parte essencial do desenvolvimento integral da criança. A arte não é uma disciplina isolada, mas está integrada em todas as áreas do currículo, no entanto, nesta pedagogia a abordagem ao uso de imagens é cuidadosamente considerada, principalmente nos primeiros anos, o que contraria o conhecimento de que permitir que as crianças tenham contacto com imagens oferece várias vantagens para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Se, por um lado, uma prática das artes plásticas, no seio de uma pedagogia Waldorf, pela exploração de técnicas tradicionais e o recurso a elementos naturais, assente na manipulação e combinação de uma grande variedade de materiais, potencia a imaginação; por outro lado, também não é dispensável uma prática das artes plásticas cultivada, com recurso a imagens, que tanto pode contribuir para enriquecer o repertório visual das crianças, estimulando a sua criatividade e sentido crítico.por
dc.description.abstractWithin the scope of the Master's Degree in Artistic Education at the Escola Superior de Educação de Lisboa, this work appears, entitled The place of visual arts in the context of a Waldorf kindergarten. Therefore, through this investigation, we seek to understand the role of Fine Arts in Waldorf Pedagogy, in the context of kindergarten, to understand how Fine Arts are integrated into this pedagogy and how children develop their artistic expression in this context. The methodology used is identified as qualitative, with various instruments and techniques for collecting and processing data being used, such as interviews with members of the educational community (children, educator and parents). We also opted for direct observation in a classroom context in a Waldorf Kindergarten in the Lisbon district with children aged between three and six years old. The interpretation of the data collected was carried out through a process of content analysis, which allowed us to draw some conclusions considering the object of study and its problems. Waldorf Pedagogy, developed by Rudolf Steiner, places great emphasis on the visual arts as an essential part of a child's integral development. Art is not just an isolated subject, but is integrated into all areas of the curriculum, however, in this pedagogy the approach to the use of images is carefully considered, especially in the early years, which goes against the knowledge that allowing children to Having contact with images offers several advantages for their cognitive, emotional and social development. If, on the one hand, a practice of fine arts, within a Waldorf pedagogy, through the exploration of traditional techniques and the use of natural elements, based on the manipulation and combination of a wide variety of materials, enhances the imagination; on the other hand, a cultivated practice of visual arts, using images, is also not dispensable, as it can contribute so much to enriching children's visual repertoire, stimulating their creativity and critical sense.eng
dc.identifier.citationMartins, A. C. C. (2024). O lugar das artes plásticas no contexto de um jardim de infância Waldorf (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21313
dc.identifier.tid203798562
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21313
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEducação Artística
dc.subjectArtes Plásticas
dc.subjectPedagogia Waldorf
dc.subjectCultura Visual.
dc.subjectArtistic education
dc.subjectFine arts
dc.subjectWaldorf pedagogy
dc.subjectVisual culture
dc.titleO lugar das artes plásticas no contexto de um jardim de infância Waldorf
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.nameEducação Artística

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
dissertacao doc. final.pdf
Size:
3.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: