Repository logo
 
Publication

A utilização de sensores por crianças do ensino básico na exploração e caracterização do ambiente da escola: enquadramento tecnológico e pedagógico-didático

dc.contributor.authorSilva, Maria João
dc.contributor.authorGomes, Cristina A.
dc.date.accessioned2020-02-14T09:53:14Z
dc.date.available2020-02-14T09:53:14Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNeste capítulo, realizar-se-á um enquadramento do uso de sensores pelas crianças na atual sociedade de conhecimento, quer no seu quotidiano informal, quer em contextos educativos formais e não formais. Este uso será enquadrado no desenvolvimento tecnológico dos sensores, mas também na evolução do uso pedagógico-didático das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino Básico. Apresentar- se-á um conjunto de projetos, desenvolvidos nos últimos quinze anos, de uso didático de sensores pelas crianças, para exploração e caracterização do ambiente da escola, analisando-se a evolução dos referidos projetos e o seu enquadramento e agência nas mudanças sociais, científicas e educacionais ocorridas. Uma análise dos resultados, nomeadamente dos sucessos e desafios, dos projetos apresentados permitem informar o projeto Eco-Sensors4Health, no que se refere às opções tecnológicas, como a escolha de hardware e software, mas também às opções pedagógicas e didáticas, como sejam a escolha do contexto de desenvolvimento das atividades, a seleção dos participantes, a definição dos objetivos didáticos, dos conteúdos e das tarefas a concretizar, a criação de registos e as estratégias e técnicas a usar no desenvolvimento das referidas tarefas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, M. J., Gomes, A. G. (2019) A utilização de sensores por crianças do ensino básico na exploração e caracterização do ambiente da escola: enquadramento tecnológico e pedagógico-didático. In M. J. Silva, R. Brito (coord.) Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 16-29). Lisboa: CIED-Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.003pt_PT
dc.identifier.doi10.34629/ipl.eselx.cap.livros.003pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-07-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11098
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relationLISBOA-01-0145-FEDER-023235pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/investigacao/e-bookspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSensores eletrónicospt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEco-Sensors4Healthpt_PT
dc.subjectTecnologias da Informaçãopt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectLISBOA-01-0145-FEDER-023235pt_PT
dc.titleA utilização de sensores por crianças do ensino básico na exploração e caracterização do ambiente da escola: enquadramento tecnológico e pedagógico-didáticopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage29pt_PT
oaire.citation.startPage16pt_PT
oaire.citation.titleUtilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolaspt_PT
person.familyNameSilva
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-id5D1E-8C69-29D5
person.identifier.orcid0000-0003-1017-8315
person.identifier.scopus-author-id35146650100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa26ab1ca-f44e-440c-8531-c080f6d7a082
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya26ab1ca-f44e-440c-8531-c080f6d7a082

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A utilização de sensores por crianças do ensino básico na exploração e caracterização do ambiente da escolae-book_mjs_19_07_19.pdf
Size:
219.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: