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Abstract(s)
Apesar do tópico da comunicação ter ganho estatuto intelectual no pensamento moderno e na pesquisa social através da escola sociológica de Chicago, os estudos da comunicação e dos media tendem a negligenciar, salvo raras excepções, esse valioso contributo.
Esta comunicação apresenta o modo como James Carey, um dos mais influentes pensadores americanos dos media e do jornalismo da segunda metade do século XX, considerou, discutiu e incorporou criticamente a reflexão sobre comunicação da escola de Chicago. Carey questiona a história “standard” da investigação em comunicação de massas, confinada ao paradigma funcionalista e empirista da communication research, defendendo a importância de reconsiderar a concepção argumentativa, cívica e universalista da comunicação que foi legada por teóricos como Dewey, Cooley, Mead e Park.
Na primeira parte da apresentação mostra-se como Carey recupera e reelabora esta noção para argumentar que a comunicação é algo mais do que transmissão de sinais e signos. Apoiando-se na tradição de Chicago, define a comunicação como uma experiência de vida baseada nas qualidades humanas da intimidade, da conversação e do entendimento que irrompe da experiência partilhada. Em segundo lugar, apresenta-se a crítica de Carey às características utópicas desta tradição, em particular a excessiva expectativa nas tecnologias da comunicação para melhorar a qualidade da cultura e da vida cívica. Por último, aborda-se a forma como Carey recupera o conceito sociológico de comunicação de Chicago para o confrontar com a concepção técnica de comunicação que marca a actual indústria dos media, mostrando como a comunicação perdeu a sua dimensão de comunhão e partilha e se enredou definitivamente num universo de estratégias económicas e políticas sofisticadas.
Description
Keywords
Carey, James William (1934-2006) Escola Sociológica de Chicago Comunicação Vida pública Media
Citation
Subtil, F. (2008, jan-fev, 30-01). A importância do conceito de comunicação da escola sociológica de Chicago para os estudos de comunicação e media. Comunicação apresentada no Congreso internacional fundacional AE-IC I+C Investigar la Comunicación, Facultad de Ciencias de la Comunicación de la Universidad de Santiago de Compostela, Galiza, Espanha
Publisher
Asociación Española de Investigación de la Comunicación
Facultad de Ciencias de la Comunicación - Universidad de Santiago de Compostela
Facultad de Ciencias de la Comunicación - Universidad de Santiago de Compostela