Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento da linguagem oral em crianças de idade pré-escolar, com e sem necessidades educativas especiais

dc.contributor.advisorRosa, Joãopt_PT
dc.contributor.authorCasimiro, Inês Alves
dc.date.accessioned2018-02-01T14:09:01Z
dc.date.available2018-02-01T14:09:01Z
dc.date.issued2017-04-07
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractEste relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada em jardim de infância no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Esta decorreu num estabelecimento de educação público com 19 crianças entre os 4 e os 6 anos de idade, estando uma delas diagnosticada com Atraso Global do Desenvolvimento. Reflete-se aqui sobre processos e conceções acerca do desenvolvimento da cri-ança em idade pré-escolar, metas a alcançar e sua respetiva avaliação. Desta prática resultou também uma investigação que se debruçou sobre o desenvolvimento da lingua-gem oral do grupo e a sua avaliação. Nela participaram 11 crianças do grupo e procu-rou-se compreender se existem diferenças significativas entre a linguagem oral das cri-anças com e sem Necessidades Educativas Especiais. A metodologia utilizada corres-pondeu à aplicação dos testes às crianças, sendo estas registadas posteriormente. A in-vestigação seguiu o proposto por um estudo de Inês Sim-Sim (2014), tendo sido reali-zados testes de vários domínios da língua às crianças: Definição verbal, Nomeação, Compreensão de estruturas complexas, Completamento de frases, Reflexão morfo-sintática e Segmentação/Reconstrução segmental. As respostas das crianças foram cota-das segundo os princípios definidos pela autora, sendo os dados quantitativos. Os resul-tados revelaram diferenças significativas em alguns domínios da linguagem oral entre as crianças sem necessidades educativas especiais e as crianças com necessidades educati-vas especiais ou em fase de pré-sinalização. Reflito, por fim, na importância de ambas as minhas práticas para a construção da minha profissionalidade, acrescentando fundamentos relevantes para mim e que in-fluenciaram a sua construção e continuarão a influenciar o seu desenvolvimento.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This document rises as the result of an internship on a preschool establishment, at the denouement of my master degree in Preschool Education. The 19 children of the group I worked with have between 4 and 6 years old, and one of them is diagnosed with Global Developmental Delay. Proceedings and conceptions about child development in preschool age, as well as the aims I intended to achieve and its respective evaluation, are presented here as a matter of my own critical reflection. A further investigation about the development of children’s oral language – which was evaluated - on the scope of this internship. Eleven children have participated in this investigation, whom objective was to understand if there are significant differences between the oral language development in children with special educational needs and those without them. The method consisted in asking chil-dren some questions and register their answers. The investigation followed the study led by Inês Sim-Sim (2014) in which were made some tests in several language domains, such as Verbal definition, Nomination, Understanding of complex sentences, Morpho-syntactic reflection and Segmental reconstruction/segmentation. The children’s answers were quoted by the principles of the author, therefore, the data is quantitative. Signifi-cant variations on different domains of children’s oral language are pointed out between the children with no special educational needs and those with them or on a phase of pre-signalization of them. In conclusion, I reflect critically on the importance of my pedagogical work for the construction of my professional identity, adding relevant fundaments for me and that have inspired the construction and development of it.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201827174
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8015
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_PT
dc.subjectAvaliação da linguagem oralpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectLanguage developmenten
dc.subjectOral language evaluationen
dc.subjectSpecial education needsen
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectKindergartenen
dc.titleDesenvolvimento da linguagem oral em crianças de idade pré-escolar, com e sem necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Inês Casimiro 2015177.pdf
Size:
1.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: