Repository logo
 
Publication

Valorizamos e ouvimos as crianças pequenas? Representações sociais de educadoras de infância e auxiliares de uma creche

dc.contributor.authorArgêncio, Sara M. Caneira Lopes
dc.date.accessioned2020-05-27T11:16:27Z
dc.date.available2020-05-27T11:16:27Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste artigo apresenta o projeto desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social com nove adultas – cinco educadoras e quatro auxiliares – e com um grupo de catorze crianças com idades compreendidas entre os 18 e os 27 meses e teve como objetivo caracterizar as narrativas que as adultas que trabalham em creche têm acerca das crianças pequenas e do trabalho socioeducativo que com elas se faz. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa, pelo método de estudo de caso e recorreu-se a quatro técnicas principais: observação, fotografias, grupos de discussão focalizada e consulta documental. Do ponto de vista ético e deontológico, foram respeitados os direitos de identidade e privacidade de todos os envolvidos, bem como do estabelecimento educativo. Dos resultados obtidos, destaca-se, por um lado, a valorização discursiva das adultas em relação às crianças e, por outro, a necessidade de promover uma maior reflexão e ação em torno da promoção dos direitos de participação das crianças no quotidiano.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This paper presents the project developed in a Social Particular Institution of Social Solidarity with nine adults - five educators and four assistants - and with a group of fourteen children between the ages of 18 and 27 months and had the objective to characterize the narratives that the adults who work in nursery have about young children and the socio-educational work that is done with them. Methodologically, a qualitative approach was chosen, using the case study method and four main techniques were used: observation, photographs, focus groups and documentary consultation. From an ethical and deontological point of view, the identity and privacy rights of all those involved, as well as the educational establishment, were respected. From the results obtained, the discursive appreciation of adults in relation to children is highlighted, and on the other hand, the need to promote greater reflection and action around the promotion of participatory children’s rights in nursery daily life.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationArgêncio, S. M. (2018). Valorizamos e ouvimos as crianças pequenas?: Representações sociais de educadoras de infância e auxiliares de uma creche. In C. Tomás, T. Almeida & D. Lino (Coords.), Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia. (pp. 469-529) .Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-05-3 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.042pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.042pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-05-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11732
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/e-book_final_compressed_0.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectParticipação das criançaspt_PT
dc.subjectEducadoras de infânciapt_PT
dc.subjectAuxiliarespt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectChildren's participationpt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.subjectAuxiliarypt_PT
dc.subjectNurserypt_PT
dc.titleValorizamos e ouvimos as crianças pequenas? Representações sociais de educadoras de infância e auxiliares de uma crechept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage529pt_PT
oaire.citation.startPage469pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Valorizamos e ouvimos as crianças pequenasEducação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos_e-book.pdf
Size:
417.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format