Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Valorizamos e ouvimos as crianças pequenas? Representações sociais de educadoras de infância e auxiliares de uma creche

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo apresenta o projeto desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social com nove adultas – cinco educadoras e quatro auxiliares – e com um grupo de catorze crianças com idades compreendidas entre os 18 e os 27 meses e teve como objetivo caracterizar as narrativas que as adultas que trabalham em creche têm acerca das crianças pequenas e do trabalho socioeducativo que com elas se faz. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa, pelo método de estudo de caso e recorreu-se a quatro técnicas principais: observação, fotografias, grupos de discussão focalizada e consulta documental. Do ponto de vista ético e deontológico, foram respeitados os direitos de identidade e privacidade de todos os envolvidos, bem como do estabelecimento educativo. Dos resultados obtidos, destaca-se, por um lado, a valorização discursiva das adultas em relação às crianças e, por outro, a necessidade de promover uma maior reflexão e ação em torno da promoção dos direitos de participação das crianças no quotidiano.
Abstract This paper presents the project developed in a Social Particular Institution of Social Solidarity with nine adults - five educators and four assistants - and with a group of fourteen children between the ages of 18 and 27 months and had the objective to characterize the narratives that the adults who work in nursery have about young children and the socio-educational work that is done with them. Methodologically, a qualitative approach was chosen, using the case study method and four main techniques were used: observation, photographs, focus groups and documentary consultation. From an ethical and deontological point of view, the identity and privacy rights of all those involved, as well as the educational establishment, were respected. From the results obtained, the discursive appreciation of adults in relation to children is highlighted, and on the other hand, the need to promote greater reflection and action around the promotion of participatory children’s rights in nursery daily life.

Description

Keywords

Participação das crianças Educadoras de infância Auxiliares Creche Children's participation Kindergarten Auxiliary Nursery

Citation

Argêncio, S. M. (2018). Valorizamos e ouvimos as crianças pequenas?: Representações sociais de educadoras de infância e auxiliares de uma creche. In C. Tomás, T. Almeida & D. Lino (Coords.), Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia. (pp. 469-529) .Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-05-3 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.042

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

CC License

Altmetrics