Repository logo
 
Publication

Motivação, ensino e aprendizagem da história e da geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorDias, Alfredopt_PT
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Rita Couteiro
dc.date.accessioned2018-04-16T09:45:44Z
dc.date.available2018-04-16T09:45:44Z
dc.date.issued2017-07-13
dc.descriptionRelatório de Investigação apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do EB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do EBpt_PT
dc.description.abstractA apresentação do presente relatório surgiu no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia no 2º Ciclo do Ensino Básico, com vista à sua finalização. Nele é apresentado um estudo realizado num contexto de 2º Ciclo, com duas turmas do 6º ano de escolaridade, no ano letivo 2016/2017. Tendo em conta as caraterísticas dos alunos, foi possível definir uma problemática que orientou o estudo aqui apresentado, centrada na motivação, ensino e aprendizagem dos alunos na disciplina de História e Geografia de Portugal. Assim, a partir do estudo desenvolvido pretendeu-se compreender de que forma a utilização de recursos nas aulas de História e Geografia de Portugal que vão ao encontro dos interesses dos alunos, aumentam a motivação e influenciam a participação, o empenho e os resultados nos alunos. A metodologia considerada para o estudo aproxima-se do paradigma da metodologia de investigação-ação e o quadro teórico mobilizado corresponde aos conceitos e conceções que justificam a motivação como fator influenciador no processo ensino-aprendizagem, que explicitam a influência da motivação na participação em sala de aula e de que forma estes dois conceitos podem ser dinamizados indo ao encontro das finalidades da disciplina de História e Geografia de Portugal. Em relação aos resultados obtidos, determinou-se que a utilização de recursos, que vão ao encontro dos interesses e gostos dos alunos, na disciplina de História e Geografia de Portugal apresentam potencialidades, sendo elas: (i) aumentar a motivação dos alunos; (ii) aumentar os níveis de participação nas aulas; (iii) melhorar os resultados. Após a análise destes resultados, concluiu-se que as potencialidades associadas a esta estratégia, podem dar um contributo relevante ao processo de ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The following report was developed in the scope of Supervised Teaching Practice II as part of the Master's Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. In this report, it is presented a study performed in two distinct sixth grade classes, during the school year of 2016/2017. Considering the characteristics of the students involved, it was possible to establish a common problem that guidelined the study based on motivation and learning methods regarding History and Geography in 2nd Cycle of Basic Education. This way, the study aimed to understand the usage of resources during the classroom based on the student's personal interests and how it can increase their motivation, participation, performance and results. The used methodology is based on the paradigm of investigation-action and the used theoretical framework correspond to the line of thoughts that will justify motivation as a leading factor in the teaching-learning process and in which ways this two concepts can be used to better achieve the goals of History and Geography specifically. Regarding the results obtained, it was determined that the usage of resources based on student's personal interests during History and Geography classes can in fact: (i) increase motivation among the students; (ii) increase active participation during class and (iii) can increase the student's final results. After analysing the results, it was concluded that the potentialities associated with this strategy can significantly contribute to the teaching-learning process, specially in the History class.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201853191
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8402
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectHistória de Portugalpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectGeografia de Portugalpt_PT
dc.subjectMotivationen
dc.subjectParticipationen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectHistoryen
dc.subjectGeografyen
dc.titleMotivação, ensino e aprendizagem da história e da geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Investigação - Ana Rita Couteiro Rodrigues (2015114).pdf
Size:
2.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: