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Advisor(s)
Abstract(s)
A literacia mediática tem vindo a assumir um papel fundamental no âmbito da educação (e.g. Perez-Tornero & Varis, 2010). Sabe-se que a profissão de relações públicas envolve, muitas vezes, uma posição de media relations. Nesse contexto, este tipo de profissional terá de obter competências ao nível da utilização crítica e ativa dos media (Dennis & DeFleur, 2010; Wilcox & Cameron, 2009). Surge, então, a necessidade de perceber qual o investimento em literacia mediática que tem vindo a ser feito, por parte das universidades portuguesas. Este será o objetivo geral deste estudo qualitativo exploratório. Para a recolha de informações procedeu-se à análise dos currículos dos cursos de Licenciatura e de Mestrado em relações públicas/comunicação organizacional/comunicação estratégica das 15 Universidades Públicas Portuguesas existentes. De uma forma genérica, concluiu-se que ainda existe pouco investimento a este nível. A presente investigação incide especificamente nas Universidades Públicas. Nesse sentido, sugerem-se estudos futuros que envolvam, também, os Institutos Politécnicos e as Universidades Privadas.
Description
Keywords
Literacia mediática Profissional de relações públicas Ensino superior Portugal
Citation
MOURÃO, Rita Monteiro; MIRANDA, Sandra; GONÇALVES, Gisela - A literacia mediática e as relações públicas: qual o investimento que tem vindo a ser feito por parte das universidades públicas portuguesas?. In: Congresso LUSOCOM (XII) [e] Mediacom (III): Cibercultura, Regulação Mediática e Cooperação. Praia (Universidade de Cabo Verde), Cabo Verde, 2016 (19-21 outubro)
Publisher
Universidade de Cabo Verde/ Mediacom (Associação Cabo-Verdiana de Ciências da Comunicação)/ Lusocom (Federação Lusófona de Ciências da Comunicação)