Repository logo
 
Publication

A literacia mediática e as relações públicas: qual o investimento que tem vindo a ser feito por parte das universidades públicas portuguesas?

dc.contributor.authorMourão, Rita Monteiro
dc.contributor.authorMiranda, Sandra
dc.contributor.authorGonçalves, Gisela
dc.date.accessioned2018-01-04T22:53:01Z
dc.date.available2018-01-04T22:53:01Z
dc.date.issued2016-10
dc.description.abstractA literacia mediática tem vindo a assumir um papel fundamental no âmbito da educação (e.g. Perez-Tornero & Varis, 2010). Sabe-se que a profissão de relações públicas envolve, muitas vezes, uma posição de media relations. Nesse contexto, este tipo de profissional terá de obter competências ao nível da utilização crítica e ativa dos media (Dennis & DeFleur, 2010; Wilcox & Cameron, 2009). Surge, então, a necessidade de perceber qual o investimento em literacia mediática que tem vindo a ser feito, por parte das universidades portuguesas. Este será o objetivo geral deste estudo qualitativo exploratório. Para a recolha de informações procedeu-se à análise dos currículos dos cursos de Licenciatura e de Mestrado em relações públicas/comunicação organizacional/comunicação estratégica das 15 Universidades Públicas Portuguesas existentes. De uma forma genérica, concluiu-se que ainda existe pouco investimento a este nível. A presente investigação incide especificamente nas Universidades Públicas. Nesse sentido, sugerem-se estudos futuros que envolvam, também, os Institutos Politécnicos e as Universidades Privadas.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMOURÃO, Rita Monteiro; MIRANDA, Sandra; GONÇALVES, Gisela - A literacia mediática e as relações públicas: qual o investimento que tem vindo a ser feito por parte das universidades públicas portuguesas?. In: Congresso LUSOCOM (XII) [e] Mediacom (III): Cibercultura, Regulação Mediática e Cooperação. Praia (Universidade de Cabo Verde), Cabo Verde, 2016 (19-21 outubro)pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7866
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Cabo Verde/ Mediacom (Associação Cabo-Verdiana de Ciências da Comunicação)/ Lusocom (Federação Lusófona de Ciências da Comunicação)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.lusocom2016.org/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia mediáticapt_PT
dc.subjectProfissional de relações públicaspt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleA literacia mediática e as relações públicas: qual o investimento que tem vindo a ser feito por parte das universidades públicas portuguesas?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Cabo Verde, Praia, Cabo Verdept_PT
oaire.citation.titleCongresso LUSOCOM (XII) [e] Mediacom (III): Cibercultura, Regulação Mediática e Cooperaçãopt_PT
person.familyNameLopes Miranda
person.givenNameSandra Marisa
person.identifier.ciencia-id681E-05F5-C887
person.identifier.orcid0000-0002-5544-5942
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A literacia mediática e as relações públicas-LUSOCOM-MEDIACOM-Cabo Verde - Abstract.pdf
Size:
86.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: