Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância dos instrumentos de pilotagem na apropriação da noção de tempo das crianças no jardim de infância

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório tem como objetivo apresentar uma reflexão contextualizada e crítica sobre a ação desenvolvida no decorrer da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), realizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Durante os meses de outubro de 2023 de fevereiro de 2024 acompanhei um grupo de 24 crianças com idades entre os três e os quatros anos, realizando observações diárias que permitissem fundamentar o tema escolhido. Desta forma, iniciei uma investigação sobre o tema “A importância dos instrumentos de pilotagem na apropriação da noção de tempo das crianças no jardim de infância” que tem como principais objetivos (i) compreender a importância dos instrumentos de pilotagem na apropriação das noções de tempo; ii) compreender as conceções dos/as educadores/as de infância sobre a importância e desenvolvimento da noção de tempo com crianças de jardim de infância; e, por fim, (iii) identificar os principais instrumentos de pilotagem utilizados com vista ao desenvolvimento das noções temporais. Para responder aos objetivos inicialmente definidos foi realizada uma investigação de natureza qualitativa, cujas técnicas de recolha de dados foram a observação participante e as conversas informais com a equipa pedagógica – materializadas no instrumento notas de campo e entrevistas semiestruturadas às três educadoras de jardim de infância. Os resultados apontam para a valorização por parte das educadoras de infância dos instrumentos de pilotagem, embora com menos implementação. Apesar disso, é possível verificar que quando a mesma existe, observa-se o interesse e valorização da participação das crianças na sua construção e constante implementação diária.
The following report has the purpose of presenting a critical and contextualized reflexion about an activity developed in the context of the Supervised Professional Practice II (SPP II), made in a Private Social Solidarity Institution. From October of 2023 to February of 2024, I accompanied a group of 24 children which their years were between three and four years old. With them I was able to make daily observations that allowed me to substantiate the chosen theme. This investigation, which is about “The importance of the piloting instruments in appropriating the notion of time with the kindergarten children”, that has several main objectives (i) understanding the importance of the piloting instruments in the capacity of appropriating the notion of time; ii) understanding the Kindergarten Teacher’s conceptions about the importance of developing the notion of time with the kindergarten children; (iii) identifying the main piloting instruments used owing to develop the general notions of time. To answer to different objectives which were initially defined, it was made a qualitative investigation in which the data was collected based participant observation and the informal conversations with the pedagogical team - which were materialized in the instrument notes of the field - interviews made to the three kindergarten teachers. With all the data collected, the content was analysed, from which was possible to conclude that the kindergarten’s teachers gave some value to the piloting instruments, although with less implementation than was expected. Nevertheless, when these methods are applied, it is possible to verify interest for the participation of the children on their construction and constant daily implementation.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Educação de Infância Instrumentos de pilotagem Noções temporais Early childhood education Notions of time Piloting instruments

Citation

Santos, J. V. (2024). A importância dos instrumentos de pilotagem na apropriação da noção de tempo das crianças no jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18055

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue