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Teatro e igualdade de género: uma intervenção social e artística

dc.contributor.advisorVasques, Eugénia
dc.contributor.advisorOliveira, Catarina Sales
dc.contributor.authorFerreira, Sílvia Pinto
dc.date.accessioned2015-04-08T17:27:49Z
dc.date.available2015-04-08T17:27:49Z
dc.date.issued2015-01-15
dc.descriptionRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio tem como objecto de pesquisa a concepção e monitorização de duas Oficinas de Teatro dirigidas a dois grupos de mulheres constituídos, respectivamente, por estudantes universitárias e desempregadas. O estágio realizou-se entre Novembro/2013 e Junho/2014 na Quarta Parede - Associação de Artes Performativas da Covilhã e inseriu-se nos Empowerment Labs, laboratórios formativos que cruzam artes performativas e ciências sociais na reflexão e intervenção sobre a igualdade de género com foco no desemprego feminino. Este relatório expõe os três momentos do processo do estágio: pesquisa de referenciais teórico-práticos, concepção e monitorização das Oficinas de Teatro e reflexão a partir da prática laboratorial. Na pesquisa de referenciais, essencial para delinear a metodologia operacional e o programa de conteúdos, explorei dimensões como o feminismo e a igualdade de género, e procurei compreender de que forma o empowerment, a pedagogia de Paulo Freire e as metodologias do teatro aplicado serviam os objectivos do meu trabalho. A realização das oficinas foi o momento de experimentar as metodologias e o programa delineado. Tendo a igualdade de género como temática unificadora, o empowerment através da arte como objectivo maior e o teatro aplicado como base metodológica, as oficinas inserem-se nos processos de educação não-formal aplicados ao incremento de recursos intelectuais, emocionais, sociais, expressivos e criativos e, neste caso específico, à ampliação da consciência de género. Neste sentido, as oficinas desenvolveram uma abordagem metodológica processual, participativa e multidisciplinar, orientada para a pesquisa performativa, primeiro de uma dramaturgia individual, depois de uma dramaturgia do colectivo e, por fim, de uma dramaturgia orientada para a igualdade de género. O conceito de “dramaturgia” surge aqui no sentido metodológico do pachwork (trabalho com retalhos) e do sampling (recolha e transformação de materiais), relevante sobretudo na última fase, dedicada à construção colectiva de um exercício performativo apresentado publicamente.por
dc.description.abstractABSTRACT - This Stage Report has as object of research the design and monitoring of two Theatre Workshops aimed at two groups of women, university students and unemployed. The stage was held between November/2013 and June/2014 at Quarta Parede-Association of Performing Arts of Covilhã and inserted in the Empowerment Labs, training laboratories crossing performing arts and social sciences in reflection and action on gender equality with focus on female unemployment. This report comprises the three momentes of the stage process: research theoretical and practical frameworks, design and monitoring of Theatre Workshops and reflection from laboratory practice. In search of theoretical and practical frameworks, essential to devise the operational methodology and program contents, I explored dimensions such as feminism and gender equality, and tried to understand how the empowerment, the Paulo Freire pedagogy and applied theater methodologies served the objectives of my work. The realization of workshops was time to test the methodologies and the program designed. Having gender equality as unifying theme, empowerment through art as the most objective and applied theater as methodological basis, the workshops fit into the non-formal education processes applied to the increment of intellectual, emotional, social, expressive and creative resources and, in this particular case, to the expansion of gender awareness. In this sense, the workshops took a procedural methodological approach, participatory and interdisciplinary, turned towards the performative research, first in a personal dramaturgy, after a collective dramaturgy and, finally, a gender equality dramaturgy. “Dramaturgy” here comes the methodological sense of pachwork and sampling (collection and processing of materials), particularly evident in the last phase, dedicated to building a collective performative exercise presented publicly.por
dc.identifier.tid201009749
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4423
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectTeatro e comunidadepor
dc.subjectIgualdade de géneropor
dc.subjectEmpowermentpor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectTeatro aplicadopor
dc.subjectGender equalitypor
dc.subjectApplied theatrepor
dc.subjectWomenpor
dc.titleTeatro e igualdade de género: uma intervenção social e artísticapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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